Mercado

Cosan testa viabilidade da Hidrovia Tietê-Paraná

O Grupo Cosan, considerado o maior produtor de açúcar e álcool do mundo, com 12 usinas espalhadas por diversas regiões do estado de São Paulo, iniciou efetivamente ontem (17 de dezembro) uma série de testes a fim de diagnosticar as vantagens e/ou desvantagens de se transportar o açúcar a granel (VHP), tipo exportação, através da hidrovia Tietê-Paraná.

O departamento de logística do Grupo, sob a coordenação de Rogério Cortellazzi está há uma semana no Porto Fluvial de Araçatuba acertando todos os detalhes para o primeiro teste real no Brasil para o transporte de açúcar através de hidrovia. “Nesta primeira fase estaremos transportando 2,4 mil toneladas de açúcar de nossa unidade em Valparaíso, FBA/Univalem , até o Porto de Santos, onde mantemos um terminal que por ano é responsável pelo embarque de cerca de 4 milhões de toneladas de açúcar para o exterior”, disse Cortellazzi.

Pelos estudos preliminares realizados pela Cosan o transporte por hidrovia do açúcar que vai para o Porto de Santos é viável, porém, os números dessa viabilidade ainda são mantidos em sigilo. “Para transportar essas 2,4 mil toneladas de açúcar por meio rodoviário seriam necessários 88 carretos com caminhões com capacidade de até 27 toneladas de açúcar, que percorreriam uma distância de cerca de 680 quilômetros cada até o Porto de Santos, a um custo médio de R$ 65 por tonelada, que daria um frete na ordem de R$ 156 mil. Pela hidrovia conseguimos uma redução na quilometragem de cerca de 50%, já que o açúcar segue pelas barcaças até nosso porto fluvial em Jaú, e de lá segue por via rodoviária para o litoral”, explicou Cortellazzi.

Ao todo, para o transporte das 2,4 mil toneladas de açúcar, a Cosan estará utilizando-se de 80 contêineres, que chegaram ontem a Araçatuba num comboio de cinco chatas, sendo quatro grandes com capacidade de 14 contêineres e outra pequena com capacidade de 10 contêineres.

Também foram mobilizados para o teste um guindaste, 12 caminhões buggis (para o transporte de contêineres) e uma equipe de apoio e logística do Grupo Cosan.

Cortellazzi esclarece que caso fique comprovada a viabilidade do transporte através da Hidrovia Tietê-Paraná, a intenção do grupo seria a implantação dessa modalidade de transporte já na próxima safra, que deve começar entre os meses de abril e maio de 2004.

Para Araçatuba, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico do município Vítor Helder Assis Lemos, o teste efetuado pela Cosan vem de encontro ao que é apregoado já há alguns anos, ou seja, que Araçatuba tem vantagens logísticas extremas para diversos setores, mas que ainda não estão sendo exploradas como deveria. “Temos ótimas rodovias, a hidrovia, ferrovia, enfim, temos uma localização privilegiada e a vontade de apoiar idéias como estas da Cosan”, disse o secretário.

Os testes da Cosan devem se encerrar no próximo sábado (20 de dezembro), quando o comboio com as barcaças parte para Jaú. Amanhã (19 de dezembro) diretores do grupo recepcionam no Porto Fluvial de Santos o secretário de transportes do Estado Dario Rais Lopes, que visita a região justamente para conhecer o projeto inovador da Cosan no que se refere ao transporte de açúcar através da hidrovia.