Mercado

Unidata lança controlador de carregamento

Em decorrência do crescimento de consumo de álcool no país, exige-se das usinas mais agilidade no processo de produção. Em Minas Gerais, por exemplo, a produção em abril de 2005 alcançou 20 milhões de litros de álcool. A estimativa para o mesmo mês deste ano é de 30 milhões. “As usinas devem produzir três vezes mais do que o histórico de produção nesse período”, afirma Luiz Custódio Martins, Presidente do Sindicato da Indústria do Álcool em Minas Gerais (SIAMIG).

Para acompanhar o ritmo de crescimento da produção, as unidades precisarão investir em equipamentos e sistemas automatizados, para garantir mais agilidade e precisão nos processos, principalmente no que tange o escoamento da produção.

Para viabilizar este processo a Unidata Automação, empresa de Belo Horizonte, que atua há mais de 15 anos no segmento de combustíveis, está lançando o TCC, de tecnologia nacional. O equipamento funciona como um pré-determinador eletrônico de volume, utilizado para o controle do carregamento de granéis líquidos, principalmente combustíveis.

Após ter utilizado por diversas vezes um equipamento similar, porém importado, na integração dos sistemas de automação que desenvolveu e implantou, percebeu a necessidade de fabricar o produto no país. Os profissionais da Unidata desenvolveram o equipamento, e agora, a empresa pode oferecer o TCC a um custo mais baixo.

Dentre as funções, o TCC controla o volume e a mistura de combustíveis e outros produtos. Para realizar o carregamento, basta informar a quantidade de litros a ser carregado e o próprio equipamento irá calcular a quantidade de cada produto e/ou misturas. Esta informação pode ser feita no próprio teclado do TCC ou remotamente, através do sistema de automação. Outras informações, como o código do veículo e o compartimento a ser carregado também podem ser solicitadas para a liberação do carregamento. O equipamento ainda atua na abertura e no fechamento de válvulas para controlar a vazão de combustíveis, e faz a correção do volume dos produtos para 20ºC em tempo real, evitando cálculos e tabelas manuais.

Por ser produzido dentro dos padrões de conformidade, a Unidata se consolida como a primeira empresa nacional a obter o certificado do INMETRO para comercialização e instalação deste tipo de equipamento em áreas classificadas.

Principais benefícios do equipamento

Agilidade no processo de carregamento

Medição precisa e independente da “SETA” do caminhão/vagão tanque

Diminuição dos riscos de fraude e desvio de produto

Minimização dos riscos de acidentes

Precisão no controle e fluxo de informações

A Unidata possui vasta experiência no desenvolvimento e implantação de sistemas de automação para terminais de carregamento de combustíveis, tendo como principal cliente a BR Distribuidora. Ela realiza a integração de equipamentos e softwares, que controlam desde a chegada dos caminhões-tanque no pátio de estacionamento, o sequenciamento, o controle de acesso e o carregamento em si. Além disso, os dados do sistema de automação de carregamento podem ser integrados aos sistemas ERP tais como SAP/R3 e outros.

Mais informações no site www.unidatanet.com.br ou pelo fone (31) 3057-7007

Banner Revistas Mobile