Na última edição do JornalCana, esta matéria mostra a economia alcançada com o uso do álcool combustível.
Foram 4.600 km em viagem ida e volta de São Paulo a Mato Grosso e já nos primeiros 800 quilômetros a Zafira Elite Flex Power da General Motors mostrou a que veio.
Com quatro ocupantes e alguma bagagem e objetos destinados a professores indígenas na Chapada dos Guimarães, a versão topo de linha da Zafira rendeu o máximo em conforto, sofisticação e segurança.
O fato do veículo ser bicombustível ampliou a segurança e possibilidade de economia. Na maior parte do tempo o veículo rodou 100% movido a álcool hidratado. Apenas em Cuiabá, com o preço do álcool nas alturas, enchemos o tanque com gasolina. Mas ela se revelou pouco atraente no consumo. O motor 2.0 da Zafira fez 10 km por litro com gasolina enquanto a álcool fez 7 km por litro (ambos com ar-condiconado ligado). A economia no álcool se
verificou em 15% quando comparado à gasolina. A álcool, o gasto seria de R$ 990,00. A gasolina, de R$ 1.180,00.
Saímos de São Paulo com o álcool na bomba a R$ 1,20 e terminamos a viagem em Diamantino (MT) com o álcool a R$ 1,65 (em Cuiabá estava custando R$ 1,85 em média). Ainda assim valia a pena abastecer com álcool porque a gasolina subia simultaneamente.
Enquanto a gasolina em São Paulo custava R$ 2,20, em Diamantino e em
Cuiabá custava R$ 2,85 (fim de novembro).
Ao final da viagem de 6 dias os 4.600 quilômetros não pareciam mais
do que algumas horas dentro do veículo. “Pode dizer na matéria que
este carro é o ideal para grandes distâncias”, disse um dos ocupantes, Ademir Ifanger, 57 anos.
No item segurança, por exemplo, os passageiros sentiam-se seguros nas
freadas ABS de última geração e ao ver a marca de air bags duplos e nas laterais no veículo. Os faróis com regulagem elétrica de altura e as lentes azuis antiofuscantes dos retrovisores proporcionavam melhor visibilidade à frente e conforto para os olhos enfrentarem as luzes dos veículos que trafegavam logo atrás.
Os itens de segurança e a grande estabilidade da Zafira garantiram a
tranquilidade nas estradas de mão dupla do Mato Grosso (Quem dizia
que a estrada estava cheia de buracos, enganou-se: saímos por Araçatuba e voltamos por Ourinhos – e a estrada estava boa, para os padrões matogrossenses, recapeada em grande parte).
Ainda em São Paulo, o piloto automático – ligado a um clique do
indicador da mão esquerda mantinha constante a velocidade desejada e prevenia multas por algum descuido.
No Mato Grosso, nos momentos em que a movimentação da estrada permitia, o piloto automático era ótima opção para descanso aos pés
fora dos pedais.
CLIO BICOMBUSTÍVEL
O combustível flexível veio mesmo para ficar. A Renault junta-se agora às quatro maiores do Brasil após o lançamento dos modelos Clio Hi-Flex e Clio Sedan Hi-Flex (2 e 4 portas) equipados com o motor 1.6 16V Hi-Flex, o propulsor mais potente do seu segmento e o primeiro multi-válvulas a contar com os benefícios da tecnologia bicombustível.