Mercado

Pesquisa da IBM avalia estratégias do setor sucroalcooleiro

A divisão de consultoria da IBM apresentou ontem no Workshop ProCana Marketing Sucroalcooleiro 2004,em São Paulo (SP), uma ampla pesquisa que avaliou a orientação estratégica das empresas sucroalcooleiras, considerando as prioridades e o nível de maturidade de gestão empresarial, e ainda, as tendências do mercado e linhas de gestão.

A pesquisa foi baseada em entrevistas individuais com líderes de 40 grupos de açúcar e álcool, representando 82 usinas e destilarias da região Centro-Sul, responsáveis por mais de 40% da produção sucroalcooleira. Participaram da pesquisa, ainda, profissionais de forte relacionamento com o mercado produtor, como diretor de cooperativas e associações de comercialização, associações de classe e trading companies.

“O estudo mostra que, dentro do cenário turbulento que ambienta o setor sucroalcooleiro, existe a preocupação das empresas em se estruturar para sobreviver”, afirmou Renato Gennaro, consultor da IBM responsável pela pesquisa. Ele acrescentou que “contando com usinas em diversos estágios de maturidade, a tendência observada é a necessidade de profissionalização, gestão e tecnologia, não apenas como diferenciais, mas como elementos básicos de sobrevivência”.