Mercado

JornalCana e Faculdade da USP de Ribeirão Preto desenvolvem projetos de pesquisa no setor

O JornalCana e a Faculdade de Contabildade da Universidade de São Paulo – USP -, campus de Ribeirão Preto, desenvolvem projetos para assessorar grupo formado por alunos e docentes da instituição. “Eles pretendem especializar-se no setor sucroalcooleiro e é nossa obrigação dar todo o suporte necessário”, diz Neriberto Simões, consultor técnico da empresa.

Um dos resultados práticos deste apoio deve ser conhecido no próximo mês de novembro, quando o grupo pretende apresentar os resultados de questionário feito junto a fábricas de açúcar e de álcool com o objetivo de avaliar os custos de produção do processo de cana-de-açúcar e quais métodos de custeio utilizados pelas companhias. “Trata-se de um verdadeiro censo que irá relacionar os métodos mais comuns entre as empresas, bem com quais não dão certo e se há métodos em fase de transição”, comenta Alexandre Taveira Branco, integrante do grupo e aluno de Contabilidade da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP de Ribeirão Preto – FEARP.

O trabalho, conforme Branco, deverá ser apresentado em dois eventos: no 10º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo – SIIC – e na conferência anual da Business Association of Latin American Studies – BALAS -, que reúne executivos, professores, pesquisadores e estudantes nas Américas envolvidos ou interessados nos negócios e na economia dos países da América Latina e do Caribe. Esse evento está programado para o próximo ano, na capital paulista, mas as inscrições de trabalhos, como o dos estudantes de Ribeirão Preto, vence no próximo dia 4 de novembro.

O Grupo da FEARP, também através do trabalho com o JornalCana, já realizou outros duas pesquisas de campo. O primeiro deles foi um estudo de caso, realizado junto à Companhia Energética Santa Elisa, de Sertãozinho – SP -, sobre custos de responsabilidade social. O trabalho ficou a cargo de Marcelo Augusto Ambrozini.

O outro trabalho em andamento, sob responsabilidade do graduando Leandro de Freitas Matheus, é de mestrado e trata-se de pesquisa sobre o capital intelectual nas fábricas do setor sucroalcooleiro. Também foram distribuídos questionários a companhias e o trabalho será de defesa de mestrado já marcada para março do próximo ano.

Todos os trabalhos conduzidos pelos alunos têm a coordenação do professor da FEARP Marcelo Seido Nagano, mentor do grupo direcionado para o setor sucroalcooleiro.