Mercado

Exportações de frangos crescem 40%

As exportações brasileiras de carne de frango aumentaram em fevereiro 40,3% sobre igual mês do ano passado, subindo 20,8% em relação a janeiro deste ano. Os números foram divulgados ontem pela Associação dos Produtores e Exportadores de Frangos-ABEF e registram no mês pesquisado receita cambial de US$ 187,3 milhões.

Os embarques em fevereiro, deste ano, totalizaram 184 mil toneladas, com elevação de 18% sobre janeiro e de 6,5% em comparação a fevereiro de 2003. No acumulado dos dois primeiros meses de 2004, a ABEF constatou receita de US$ 361 milhões com as exportações de carne de frango, o que representa 41% acima das divisas que entraram no país no primeiro bimestre do ano passado. Foram embarcadas no período 349,5 mil toneladas, com crescimento de 7,8% sobre os meses de janeiro e fevereiro de 2003.

O melhor desempenho entre os mercados tradicionais coube à Ásia. Os embarques para aquela região somaram 88,3 mil toneladas nos dois primeiros meses do ano, revelando aumento de 18% contra igual período do ano passado.

O desenvolvimento de novos mercados e a ampliação das vendas para regiões não tradicionais foram apontados pela ABEF como responsáveis pelo aumento de 308% das exportações em volume para esses países, que participaram com 20% do total exportado no bimestre. (Fonte: Agência Brasil)