Mercado

Empresa fornece mais de 50 toneladas de produtos biorremediadores por mês para descontaminação ambiental

A parceria entre o CTEQ – Centro de Treinamento e Educação em Qualidade com o técnico em Meio Ambiente, Luiz Carlos dos Santos, já está dando resultados.

A tecnologia de biorremediação tem atraído empresas como Petrobras, Itaipu, Sadia, Seara, Ambev e usinas como a Cerradinho (SP).

“A parceria tem fornecido mais de 50 toneladas de produtos biorremediadores por mês, inclusive já estamos fornecendo grande quantidades para a Petrobras. A Itaipu Binacional já é nosso cliente e vai descontaminas 25 bacias que despejam água no grande lago da Usina Hidrelétrica”, explica Nestor Oliveira do CTEQ.

A tecnologia de biorremediação desenvolvida será comercializada pela Petrobrás no Brasil e até no exterior, pela intervenção de alguma empresa estrangeira ainda não definida. Para combater o vazamento de 4 milhões de litros de petróleo na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária-PR, ocorrido em 16 de julho de 2000, a Petrobrás adotou a técnica de descontaminação.

De acordo com Oliveira, o setor sucroalcooleiro também tem se interessado pela tecnologia ecológica que utiliza fungos e bactérias para descontaminar água, solos e a atmosfera, e inclusive mais nove grandes usinas solicitaram a visita da CTEQ para “entenderem” o assunto e depois já iniciarem a aplicação. Mais informações: [email protected]