Mercado

Exploração de petróleo e gás terá nova rodada de licitações

O diretor da Agência Nacional do Petróleo, John Forman, abriu na semana passada, na futura sede da ANP, no centro do Rio de Janeiro, a audiência pública da Sexta Rodada de Licitações de Áreas para exploração de petróleo e gás natural.

Segundo Forman, nesta rodada a ser realizada em agosto de 2004 serão ofertados blocos localizados em 29 setores de 12 bacias sedimentares brasileiras em Pelotas (RS), Santos (SP), Campos (RJ) e Jequitinhonha (ES), dentre outras.

Os interessados poderão conhecer durante a audiência, as características geofísicas e ambientais das áreas oferecidas, o pacote de dados e o processo de licitação – principais termos do contrato de concessão, taxa de participação, cronograma, normas e critérios para qualificação técnica, jurídica e financeira.

O diretor da ANP também falou sobre o tamanho médio dos blocos pré-definidos, segundo sua localização, ou seja, 30 quilômetros quadrados para aqueles localizados em terra, 180 quilômetros quadrados para os marítimos em águas rasas (lâmina dágua inferior a 400 metros) e 720 quilômetros quadrados para os marítimos em águas profundas (de 400 a 200 metros de lâmina dágua). (Fonte: Agência Brasil)