Mercado

Usinas Bonfim e Tamoio realizam dia do descarte

Dando continuidade ao processo de Certificação ISO 14001 e preocupada com o controle da poluição ambiental, a Açucareira Corona realizou no dia 4 de dezembro de 2002, o dia do descarte na lavoura, com a participação de aproximadamente 600 colaboradores da divisão Agrícola na Usina Bonfim e 250 colaboradores na Usina Tamoio, divididos em equipes de 50 pessoas. O objetivo do mutirão era recolher o maior número de entulhos possível. Foram15 equipes, 10 da usina Bonfim e 5 da usina Tamoio.

Antes de sair para a lavoura, as equipes foram reunidas para a explanação dos objetivos e procedimentos e, através de sorteio, foi escolhido o coordenador de cada equipe e a região a ser trabalhada. Todos saíram para o campo com a proposta de recolher o maior número possível de materiais já que seria vencedora, uma equipe da usina Tamoio e uma equipe da Usina Bonfim que conseguisse obter o maior peso de material descartado

“Eles percorreram durante todo dia as áreas de plantação recolhendo, literalmente, tudo que não era cana ou terra”, frisa o gerente da divisão, Luiz Odilon Cabral Lima. Odilon enfatiza que a atividade faz parte da política de implementação da norma ISO 14001.

Todo o material descartado era depositado em um caminhão que foi disponibilizado para cada equipe. Ao final dos trabalhos, as equipes enviaram o caminhão repleto de material para ser pesado. A dedicação ao trabalho foi tanta, que algumas equipes enviaram mais de um caminhão.

Todo o material recolhido foi levado para uma das fazendas da empresa para posterior separação e reciclagem.

Segundo Aluísio Vicente Ayusso, Superintendente Industrial, no final da coleta, foram recolhidos dos canaviais 304 toneladas de lixo. “Houve premiação e entrega de medalhas às equipes vencedoras”, lembra.

No meio da lavoura foi encontrado lixo de todo tipo: papel, embalagens plásticas, tubos de ferro, pedaços de madeira e até um sofá velho. “Fazemos um trabalho de conscientização do rurícola para que não jogue papel no meio agrícola. Disponibilizamos recipientes para colocar o lixo”, diz o gerente.

A equipe do coordenador regional João Antonio Belentani foi a campeã de material retirado na usina Bonfim, com 22 toneladas. Na usina Tamoio, o destaque ficou com a equipe do coordenador regional Aldo Sérgio Sangaletti, com 55 toneladas.

Banner Evento Mobile