A Wirex Cable, terceira maior empresa fabricante cabos de energia no Brasil, participa com um estande de 30 metros quadrados desta Fenasucro. Responsável por todos os cabos instalados no novo Centro de Exposições Zanini em Sertãozinho, a Wirex Cable participa desta edição com o objetivo de mostrar seu amplo portfólio de produtos e os cabos mais apropriados para a indústria sucroalcooleira, que continua apresentando crescimento importante neste ano de 2005.
Presente no setor de agronegócio desde o ano de 2003, a Wirex Cable está hoje entre os maiores fornecedores de cabos de energia para o setor sucroalcooleiro. “Há três anos começamos a visitar todas as usinas de álcool e açúcar. Estivemos em 50% delas em todo o país. Hoje, estamos presentes nos grandes projetos de ampliação e na construção de novas usinas”, conta o diretor comercial Fernando Berardo.
Podemos citar algumas usinas em cujas instalações são utilizados cabos elétricos Wirex Cable: Usina Dracena, São João de Araras, Coruripe, Corona, Caeté, Santa Elisa, Santa Adélia, Guarani, Santa Olinda, Vale do Rosário, Costa Pinto, entre outras.
Até o final de 1999, a Wirex Cable era uma empresa especializada em cabos especiais para telecomunicações e concessionárias de energia. Com a queda desse mercado, a empresa, 100% nacional, desenvolveu uma estratégia de crescimento focada no segmento industrial. O resultado foi a entrada no segmento do agronegócio. participando na ampliação de fábricas importantes como a Perdigão, Bunge e Sadia. Na etapa seguinte, a empresa apostou no crescimento da agroindústria canavieira e dos investimentos em co-geração, criando uma área de negócios exclusiva para atendimento a este mercado. “Hoje, dos 17 novos projetos de usinas em construção, estamos presentes em 10 deles”, afirma João Lopes Norce – Gerente de Vendas do mercado sucrolalcooleiro.
Participando pela segunda vez da Fenasucro, a Wirex Cable apresenta sua linha de produtos e o destaque dessa edição da feira.
CABOS NEUTRO CONCÊNTRICOS PARA INVERSORES DE FREQUÊNCIA
Os Inversores de Freqüência são equipamentos eletrônicos que permitem elevar a freqüência da corrente alternada (60Hz no Brasil) para valores considerados bastante altos (aproximadamente 4KHz a 16KHz, dependendo do modelo). Além disso, ao possibilitar que a freqüência seja variada, permitem o controle da rotação dos motores elétricos de uma forma eficiente.
Ao transportar uma corrente, todo condutor gera um campo elétrico ao seu redor, e quando isso ocorre em freqüências consideradas altas, inerentes à utilização dos Inversores de Freqüência, muitos equipamentos tornam-se susceptíveis de sofrer interferências que comprometem a operação de controles, causam alterações em sinais, e reduzem a vida útil dos componentes. Estas interferências ocorrem não apenas devido à propagação do campo de alta freqüência no meio, mas também devido ao comprometimento da forma de onda da rede de alimentação, que deixa de ser perfeitamente senoidal devido à introdução de harmônicos.
Para minimizar estes efeitos, a Wirex Cable desenvolveu sua linha de cabos para utilização em conjunto com os Inversores de Freqüência. Estes cabos possuem, como principal característica, um condutor adicional disposto de forma concêntrica aos condutores de fase. Este condutor concêntrico atua simultaneamente como neutro/retorno do sistema e como uma blindagem eletrostática, confinando o campo elétrico aos limites físicos do cabo e desviando à terra os harmônicos gerados.
Além disso, o emprego do condutor concêntrico possibilita a obtenção de cabos com menor diâmetro externo, comparativamente à utilização de um condutor adicional isolado.
A linha de cabos para Inversores de Freqüência da Wirex Cable é composta basicamente pelos seguintes produtos:
Polivinil NC 0,6/1kV, com condutor em cobre semi-rígido, isolação e cobertura em cloreto de polivinila (PVC), para temperatura no condutor de até 70ºC;
Polivinil Flex NC 0,6/1kV, com condutor em cobre flexível, isolação e cobertura em cloreto de polivinila (PVC) para temperatura no condutor de até 70ºC;
Termoflex NC 0,6/1kV, com condutor em cobre flexível, isolação em borracha etileno-propileno de alto módulo (HEPR) e cobertura em cloreto de polivinila (PVC), para temperatura no condutor de até 90ºC.
Todos os produtos podem ser fornecidos com blindagem adicional em fita de cobre (acrescenta-se a sigla BFTC ao nome do cabo). Produtos com construções diferentes das padronizadas também podem ser fornecidos, mediante consulta.
SOBRE A WIREX CABLE
Empresa 100% nacional, a Wirex Cable está hoje entre as 3 maiores empresas fabricantes de cabos de energia do mercado brasileiro. Com cerca de 400 funcionários, uma unidade fabril no município de Santa Branca (SP) e escritórios comerciais em Diadema (Grande SP), Contagem ( MG) e Porto Alegre ( RS), a Wirex Cable tem hoje entre seus clientes Petrobrás, AES Eletropaulo, Cia Vale do Rio Doce, Grupo Votorantim, Volkswagen, Ford, Sadia, Perdigão, Basf, entre outros. Líder no setor cabos no mercado sucroalcooleiro, a empresa tem se diferenciado da concorrência em vários aspectos. Os mais expressivos, responsáveis diretos pelo excelente resultado que a empresa vem apresentando, são:
qualidade dos produtos – fabricados com os melhores insumos e tecnologia.
atendimento flexível e eficiente – a Wirex Cable entrega no prazo estipulado e adapta-se, com flexibilidade, às alterações exigidas pelos clientes em termos de prazos e locais de entrega.
prestação de serviço – maior diferencial da empresa, os profissionais da Wirex Cable conhecem o negócio dos seus clientes e buscam soluções, muitas vezes mais econômicas, sem prejuízo da qualidade e que viabilizam o negócio. Além de visitas constantes, os engenheiros da empresa apontam soluções, indicam os melhores cabos impedindo o desperdício, ajustam produções e especificações de acordo com a necessidade do projeto de cada cliente. Graças à globalização, a empresa trabalha com processos logísticos conhecidos e eficientes como o just in time, Kanban, mas mantém a relação com seus clientes de maneira bem brasileira, ou seja, bem próxima, entendendo o negócio e as necessidades especiais de cada cliente.
Em 2004, a Wirex Cable conquistou um faturamento da ordem de 150 milhões de reais. Este ano, o faturamento vai chegar a 200 milhões de reais e a empresa termina o ano com lucro.