Mercado

Mettler Toledo lança na Fenasucro produtos que otimizam a medição de variáveis em processos químicos

A Mettler Toledo – Divisão Processo, especialista na medição analítica de pH, oxigênio dissolvido, condutividade e turbidez, apresenta a nova série de eletrodos de medição de pH InPro – 4250 e 4800 -, os transmissores pH 2100e e O2 4100e e o sistema para medição on-line de turbidez Trb 8300.

O departamento de marketing da empresa explica que o InPro 4250 é uma linha de eletrodos de medição de pH online cuja manutenção foi facilitada devido à ausência do diafragma. O Xerolyt Plusâ, polímero presente no sistema de referência, é um avanço do consagrado Xerolytâ que aumenta a resistência do eletrodo em meios ácidos, alcalinos ou que contenham solventes. Esta linha cobre a ampla faixa de medição de 0 a 14pH e é ideal para medição no caldo sulfitado e caleado. Instalando o eletrodo da linha InPro 4250 com uma sonda retrátil InTrac 777, o eletrodo é limpo automaticamente, o que aumenta sua vida útil. O novo formato da membrana impede formação de bolhas no buffer interno e também otimiza a limpeza do eletrodo.

A outra linha de eletrodos, a InPro 4800, apresenta sistema de referência com dupla câmara de eletrólito e compensação de pressão. É utilizada para medir pH em altos valores de pressão (13 bar) e temperatura (-5° a 130°). O diafragma externo em PTFE dificulta a incrustação de sólidos e facilita a limpeza.

Os transmissores de pH 2100e e O2 4100e possuem uma segunda saída analógica de corrente (4…20mA) que pode ser utilizada para o envio do sinal de temperatura a algum dispositivo de registro ou controle. Possibilita, também, o controle PID de determinado processo, além do monitoramento contínuo do sensor e transmissor. Possui dois relés para contato limite, um relé de alarme e outro de lavagem. Foram projetados para uma medição confiável e precisa em uma gama de aplicações industriais que facilitam a operação, podendo ser instalados em campo (parede ou tubulação) ou painel.

O turbímetro Trb 8300 é um sistema que trabalha através de fibra ótica baseado no príncipio de luz “backscattering” -reflexão no sentido inverso à emissão da luz- destinado para medições confiáveis e precisas nas indústrias de açúcar e álcool, biotecnologia, química, entre outras.

Esta linha, em conjunto com os sensores da linha InPro 8000, é ideal para medição nos processos de cristalização e na decantação, sendo que, neste último, pode ser utilizada para o controle otimizado da adição de polímero. O método “backscattering” funciona pela comparação da intensidade da luz emitida e da luz que sofre difusão no sentido inverso à emissão. Os sensores de turbidez permitem ser instalados em sondas fixas ou retráteis, tais como a InTrac 777. Os valores são mostrados em unidades de %, NTU, FTU g/L, entre outras. A calibração pode ser em % no próprio meio de medição e através da utilização do Cali Cap, um calibrador para facilitar calibrações off-line no dia-a-dia e evitar as dificuldades de se utilizar padrões líquidos, entre outros.