Durante o Curso de Caldeiras II “Atual Tecnologia Disponível em Geração de Vapor” o engº João Augusto Bertazzo e o engº Hélio Camargo Ricoy, gerentes de Território GE Betz estarão discutindo o tema “Alternativas para Purificação de Água para Caldeiras Convencionais / Alta Pressão”. O evento será promovido nos dias 26 e 27 de agosto pela Sinatub Eventos em Ribeirão Preto. Confira entrevista com o engenheiro Bertazzo.
JornalCana – Qual a importância para as usinas sobre o tema “As Alternativas para Purificação de Água para Caldeiras Convencionais / Alta Pressão” ministrado pelo senhor no curso de caldeiras?
João Bertazzo – Quando se opera com caldeiras de baixa pressão, os limites de trabalho para a água de alimentação são mais flexíveis, ao passo que quando se eleva a pressão de operação das caldeiras os parâmetros de trabalho da água de alimentação são muito mais exigentes, portanto, há a necessidade de se melhorar a qualidade da água de alimentação, ou seja, efetuar a sua purificação. O evento nos possibilita esclarecer as diversas tecnologias disponíveis para esta finalidade.
JornalCana – Qual a importância do Abrandamento / Desmineralização de Água, da Osmose Reversa, Desmi x Osmose e da Transformação de 21Kgf/cm2 para 62Kgf/cm2? E os benefícios?
Bertazzo – Abrandamento – aplicado para caldeiras de baixa pressão para minimizar a deposição de sais de cálcio e magnésio no interior das caldeiras, portanto, o abrandador retira somente o cálcio e o magnésio da água de reposição, não permitindo a contaminação da água de alimentação das caldeiras com estes íons.
Desmineralização e Osmose Reversa – aplicados para caldeiras de média e alta pressão para a remoção de todos os cátions e anions da água de reposição, antes de entrar nas caldeiras.
Desmi x Osmose – Caberá ao projetista avaliar qual das possibilidades de equipamentos para remoção de todos os íons da água deverá ser empregada: Osmose Reversa ou Desmineralizador. Normalmente esta escolha está relacionada com a quantidade de sais dissolvidos na água e a disponibilidade de equipamentos para remover estes sais.
Transformação de 21 Kgf/cm2 para 62 Kgf/cm2 – Com a implementação da cogeração de energia nas usinas e a utilização de geradores de vapor de alta pressão, exigiram uma modificação conceitual das plantas existentes, exigindo investimentos nas tecnologias descritas para melhoria da qualidade da água exigida.
JornalCana – Quais as alternativas para purificação de água para caldeiras?
Bertazzo – As alternativas de purificação da água de reposição das caldeiras dependerá da classe de pressão dos geradores de vapor, da fonte de água disponível, se é de superfície ou do lençol freático e da quantidade dos sais dissolvidos presentes nessa água: Abrandador, Desmineralizador e Osmose Reversa.