O Grupo Cosan, maior companhia de açúcar e álcool do Brasil, anunciou que tem interesse nas ações da Cia. Açucareira Vale do Rosário, de Morro Agudo (SP). Em fato relevante, o grupo informou que quer adquirir o controle da empresa, com a aquisição de 50% mais uma ação dos acionistas da Vale do Rosário.
O processo para a compra das ações foi formalizado no final da semana passada, quando representantes de parte dos acionistas da Vale do Rosário interessados vender suas ações procuraram a direção da Vale do Rosário para informar a intenção da Cosan na compra de seus papéis. Segundo Cícero Junqueira Franco, vice-presidente da Vale do Rosário, a empresa recebeu a notificação desses acionistas e está analisando.
Segundo Junqueira Franco, os acionistas que não têm interesse em vender as ações da empresa têm a preferência de compra dos papéis dos sócios vendedores.
No ano passado, a Vale do Rosário anunciou que estava em processo de reestruturação, com objetivo de abrir o capital da empresa.
Mas, ao mesmo tempo em que anunciou reestruturação, a Vale do Rosário e Cia. Energética Santa Elisa, de Sertãozinho (SP), iniciaram conversações para realizar uma fusão entre as companhias, envolvendo também as usinas que da Crystalsev, empresa que negocia a produção de açúcar e álcool de oito unidades produtoras. O processo está em análise, mas pode se desfazer se o Cosan comprar a Vale do Rosário.