Mercado

Orplana vai mostrar a oportunidade do fornecedor de cana para crescer

A realização de um fórum que reunirá na Feicana 2005, fornecedores de cana-de-açúcar de várias regiões do estado de São Paulo, está sendo interpretada pelo setor, como deflagração do boom da industria sucroalcooleira na região de Araçatuba, previsto para acontecer em 2010.

Promovido pela Orplana (Organização dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo), o fórum tem como alvos a ampliação da área de plantio e aproximar da produção das novas plantas industriais. “Com isto vamos garantir matéria-prima para as usinas já existentes e para as novas unidades previstas para iniciar moagens em 2006 e 2007”, explica Manoel Carlos de Azevedo Ortolan.

Presidente da Orplana (Organização dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo), Ortolan justifica a realização do evento durante a Feicana ,como oportunidade de conscientizar os proprietários de terras de Araçatuba, sobre a importância deste momento. “A oportunidade de crescer começa agora. Com a previsão de que até 2010, 25 novas usinas estarão funcionando no oeste paulista, a região de Araçatuba será a que mais vai no estado de São Paulo”, alerta o presidente da Orplana.

A entidade congrega 11.600 fornecedores de cana. Na safra 2003/2004 os associados forneceram 55 milhões de toneladas de cana que representam 25% do volume total produzido no estado de São Paulo

Na região de Araçatuba, o volume de cana plantada pelos próprios fornecedores não ultrapassa os 20%. A quase totalidade da cana-de-açúcar moída é plantada em campos próprios das usinas e destilarias ou em áreas que estas unidades arrendam dos produtores rurais.

“Vamos mostrar que além de garantir a mesma receita, o proprietário que opta em plantar a cana em vez de arrendar a terra, cresce mais porque tem a alternativa de melhorar a produtividade através de novas tecnologias e em novas variedades”, explica Manoel Ortolan, que também preside a Canaoeste (Associação dos Plantadores de Cana do Oeste do estado de São Paulo)

Para Ortolan, arregimentar mais fornecedores-plantadores não significa que a Orplana esteja fazendo oposição ou concorrência com as usinas, notadamente as que preferem moer a cana plantada em campos próprios ou em áreas arrendadas. “Sou favorável ao crescimento do setor que só será consolidado com a garantia de matéria-prima para atender a demanda. E, este ciclo só se completará se motivarmos o produtor rural”.

Embora não existam estatísticas a respeito, o arrendamento de terras segundo a Orplana, faz com que o dono da terra se afaste da produção. “Existem muitos casos de arrendatários que perderam o pique de plantar, venderam suas terras e hoje sobrevivem de sub-emprego na cidade”, comenta Ortolan.

Na próxima semana, ele deverá vir à Araçatuba para acertar a data, horário e outros detalhes da palestra. Ortolan será um dos palestrantes. Outros nomes ligados a entidades que congregam fornecedores também deverão participar do fórum.

Além de oferecer informações aos fornecedores, a Orplana tem planos de criar uma representatividade em Araçatuba. Andradina e General Salgado são as duas cidades da região que possuem associações filiadas á entidade. A sede da Orplana, que também mantém afiliadas no norte-nordeste e centro-sul está localizada em Piracicaba (SP).