Gerando cerca de 3 mil empregos diretos, além de outros 3 mil indiretos, o Grupo Sabarálcool, com sede em Engenheiro Beltrão, região Centro Oeste do Paraná, acaba de estrear entre as 100 maiores empresas do Paraná, segundo levantamento da Revista Amanhã, referente ao ano de 2003. Na matéria intitulada “Grandes Líderes”, do número 202 do mês de agosto, a Sabaralcool não só é apontada como uma das 100 maiores do estado, como também, é a única do setor sucroalcooleiro a listar entre as grandes. Classificada na 99ª posição, os editores ainda ressaltam que ninguém pode subestimar a empresa. Apesar da colocação, o Grupo exibiu a oitava maior alta de Valor Ponderado de Grandeza (VPG) do Paraná, durante todo o ano de 2003.
Dados indicam que o Paraná, durante 2003, avançou R$4,4 bilhões. Somente as cooperativas foram responsáveis por R$1,4 bilhão. De acordo com o economista Luiz Antônio Fayet, ex-presidente do Banco de Desenvolvimento do Paraná, além das cooperativas, o setor sucroalcooleiro é um dos segmentos com ótimo potencial de crescimento. Segundo o levantamento, a Sabarálcool obteve em 2003, um VPG com variação de 86,36% superior ao ano de 2002. Quanto ao crescimento de receita, ou seja, percentual que expressa a evolução da receita bruta nos dois últimos exercícios, a Sabarálcool se destaca em 5º lugar, com variação de 112,26%.
Além disso, a empresa também foi destaque na Revista Expressão, no ranking das 300 maiores empresas do Sul do país, ficando na 202ª posição. Lançado em 1994, o ranking, elaborado em parceria com a Fundação Getulio Vargas, completou mais de uma década . Além de ter se consolidado como a única publicação do país cujo ranking aborda a região Sul como um todo, as 300 Maiores a cada edição retrataram um período de grandes transformações econômicas e políticas e de enormes desafios para as empresas. A edição deste ano, além de incluir a Sabarálcool, ainda a coloca na segunda posição no quesito crescimento em vendas, com aumento de 89,79% em 2003 em relação ao ano de 2002. O número é tão expressivo que a empresa perde apenas para a Compagás.
De acordo com Ricardo Albuquerque Rezende, Diretor Presidente do Grupo Sabarálcool, as indicações dos veículos de mídia especializados em levantamentos empresariais só vem confirmar a consolidação do trabalho desenvolvido pela usina, em suas duas unidades – Engenheiro Beltrão e Perobal. “Isso é fruto do trabalho, de tudo aquilo que sempre enfatizamos aos nossos funcionários”, disse. Também no Jornal Gazeta Mercantil, de um total de 330 unidades, a Sabarálcool foi classificada como a 63ª maior usina de açúcar e álcool do país.(Com informações: Assessoria de Imprensa)