Mercado

Venda de diesel B fica proibida em regiões metropolitanas

A partir do dia 1º de março fica proibida a comercialização do óleo diesel do tipo interior, ou “B”, em 14 regiões metropolitanas do país, entre elas, São Paulo, Rio e Belo Horizonte. A informação é da Agência Brasil, do governo federal.

Esse tipo de diesel está recebendo desde o dia 24 de janeiro um corante vermelho antes de ser vendido às distribuidoras, atendendo a determinação da Agência Nacional do Petróleo – ANP. A medida tem como objetivo diferenciar o produto do óleo diesel metropolitano, ou “D”, de menor teor de enxofre e, por isso, menos poluente, o que exige maiores custos de produção.

A proibição atinge as seguintes regiões metropolitanas: Belém, Fortaleza, Recife, Aracaju, Salvador, Belo Horizonte, Vale do Aço – no Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas, Baixada Santista, São José dos Campos, Curitiba e Porto Alegre.

A decisão tomou por base o Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis da ANP, que vem há algum tempo constatando a ocorrência de venda indevida de óleo diesel interior em regiões onde só deve ser comercializado o óleo diesel metropolitano. Os estabelecimentos que descumprirem a determinação poderão ser autuados por venda de produto fora das especificações técnicas.

Banner Evento Mobile