Os pecuaristas com criação no estado de São Paulo têm prazo até 1º de janeiro próximo para vacinar todas as bezerras de três a oito meses de idade. É que termina nesse dia aCampanha Estadual de Vacinação Contra Brucelose, implementada pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Defesa Agropecuária, escritório de Assis – EDA.
Embora o Estado não apresente altos índices da doença, a campanha objetiva proteger a saúde pública, evitar prejuízos na produção animal e impedir que novas barreiras sanitárias dificultem a comercialização da carne brasileira no exterior.
Além da vacinação, o pecuarista deve comprovar a imunização dos animais a cada seis meses. A campanha está em vigor desde junho.
A brucelose é uma zoonose, ou seja, é comum aos animais e pode ser transmitida ao ser humano por meio do leite sem ferver e de queijo sem inspeção, por exemplo. Causa prejuízos de ordem econômica, pois interfere diretamente no ciclo reprodutivo dos animais, provocando abordos, infertilidade e nascimento de animais fracos, entre outros. A doença não atinge tanto os machos por conta de suas características reprodutivas.