Mercado

Regulamentação do Proinfa deve sair no próximo dia 10

A regulamentação do Programa de Incentivos a Fontes Alternativas – Proinfa – deve ser anunciada oficialmente no próximo dia 10 de dezembro durante cerimônia no Ministério das Minas e Energia, em Brasília.

A informação é do engenheiro Luiz Otávio Gomes Koblitz, diretor da Koblitz Projetos, integrante de comissão de especialistas em cogeração de energia que acompanha passo a passo a implantação do Proinfa.

Segundo Koblitz, a cláusula do processo que reconhecia apenas a chamada energia nova como possível de ser beneficiada pelo Programa ficou de fora do texto. “A cláusula impedia, por exemplo, a participação da empresa que tivesse apenas fincado a pedra inaugural de sua planta cogeradora”, diz. “Essa, pelo texto original, já seria considerada energia velha”.

A retirada da cláusula é justa, conforme o consultor, porque muitas fábricas de açúcar e de álcool do País têm iniciado investimentos em ampliação de produção de eletricidade, ou estão no aguardo da liberação de estudos de impacto ambientais para dar início às obras.

Koblitz participou, hoje à tarde, em Ribeirão Preto, no interior paulista, de palestra sobre geração de eletricidade a partir do setor sucroalcooleiro.

Banner Evento Mobile