Mercado

Destilaria Paisa vira usina priorizando automação

A Paisa, instalada em Penedo (AL), era destilaria autônoma até o ano passado. Com um investimento de R$ 13 milhões em uma fábrica de açúcar verticalizada (Planusi), com capacidade de produção de 12.000 sacas de açúcar dia, foi transformada numa moderna usina. “Com esse investimento ficamos com a possibilidade de aumento de moagem e flexibilidade de produtos para melhor maximizar a receita da empresa”, afirma Júlio César de Melo Toledo, diretor industrial.

A transformação de destilaria em usina priorizou investimentos em automação. Na moenda, são automatizadas a alimentação do 1º terno, a embebição e vazão de caldo para a fabricação e destilaria. Na caldeira, o controle de combustão e nível com supervisório, o mesmo acontecendo no tratamento de caldo, controle de pH, retirada de lodo, e controle de temperatura com supervisório.

Segundo o gerente industrial da Paisa, o processo de evaporação também totalmente automatizada, com controle de vazão de caldo e xarope, níveis das caixas, controle de vazio e alimentação de vapor com supervisório. O moderno processo de produção está instalado ainda no Filtro tipo Vacuum Press, automatizado com supervisório, assim como a Malha de vapor: composta de válvulas redutoras de vapor direto p/ vapor de escape, de vapor de escape p/ vapor vegetal (V1) e válvula de alívio com supervisório.

Está automatizado também o cozimento, inclusive granagem com indicação de níveis em todos os compartimentos, ou seja, vácuo, cristalizador, sementeira, e tanques de xarope e méis, com supervisório. As centrífugas de açúcar são automáticas e a destilaria tem controle de vapor e vinho automático.

Todo esse investimento permitiu a ampliação da moagem de 672 mil toneladas de cana na safra passada para 750 mil toneladas na atual safra (12% a mais). No caso do açúcar, o crescimento da produção é de 35% (de 847 mil para 1.150.000 sacas), projetando-se uma redução de 14% na produção de álcool (de 29 milhões para 25 milhões de litros) em função da expansão açucareira da usina.

Leia na edição de janeiro do JornalCana Nordeste reportagens sobre os investimentos que estão fazendo as usinas e destilarias nordestinas.