Mercado

SP tem 1º posto a trocar "álcool" por "etanol"

SÃO PAULO, 16 de setembro de 2009 – A partir desta quinta-feira, São Paulo terá o primeiro posto de combustíveis com a nomenclatura “álcool” substituida por “etanol” nas bombas. O estabelecimento fica no bairro de Higienópolis e opera com a bandeira da BR Distribuidora, a maior distribuidora de combustíveis do País.

O posto paulistano é o quinto a adotar a nova nomenclatura no País desde que a Agência Nacional de Petróleo e Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) autorizou a troca, em abril. O posto pioneiro foi um Esso, em Ribeirão Preto.

Allan Kardec Dualibe, diretor da ANP, explica que “a Agência autorizou a mudança do nome a pedido do setor sucroenergético, com a idéia de que o uso do nome etanol no Brasil reforçará a posição internacional do produto brasileiro”. Kardec declarou recentemente que acredita que a substituição será completada em todo o País em cerca de 90 dias.

Para o diretor técnico da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Antonio de Padua Rodrigues, a substituição da palavra álcool por etanol nas bombas “vai facilitar as coisas para nossas empresas em termos de exportação, deixando claro que o produto brasileiro é exatamente aquele que vem sendo cada vez mais utilizado em várias partes do mundo.” O Brasil é o único País que não utiliza a palavra etanol para descrever o produto.

Banner Revistas Mobile