Mercado

Usinas devem deixar de moer 10% da cana

Dez por cento da cana-de-açúcar disponível na atual safra não deverá ser colhida e vai ficar para 2010. O volume de cana ‘bisada’, como dizem no setor, deve alcançar 55 milhões de toneladas, se as usinas e destilarias da região Centro-Sul do país tiverem oferta de 550 milhões de toneladas, como previsto em abril pela Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar).

Se confirmado, o montante de cana que sobrará para 2010 equivale à moagem de 27 usinas ou destilarias, já que, em média, cada uma processa dois milhões de toneladas por safra. Os 10% também representam o dobro do percentual de matéria-prima que normalmente costuma ficar para o ano seguinte.

Oficialmente, a entidade não faz estimativas. “Haverá sobra, porque tivemos prejuízos por conta das chuvas de julho e de agosto e, também, porque há a cana destinada para as novas fábricas que não entraram em funcionamento”, disse nesta terça-feira Sérgio Prado, representante da Unica em Ribeirão Preto. Segundo ele, a estimativa de safra feita em abril será revista devido aos problemas.