Mercado

Embarque de etanol para o Japão pela Cosan será na safra atual

O primeiro embarque de etanol anidro para o Japão, realizado pela Cosan, será efetivado ainda na safra 2009/10, provavelmente no último trimestre de 2009 ou primeiro trimestre de 2010, de acordo com o diretor comercial da Cosan, Mark Lyra. Segundo ele, o contrato fechado com a Mitsubishi prevê a importação de até 80 milhões de litros de etanol anidro para fins carburantes por ano.

“O contrato é de três anos podendo ser renovado depois de seu vencimento”, disse. Lyra disse que este contrato é a base para uma parceria de longo prazo com o mercado japonês, que está iniciando agora uma política de utilização de etanol carburante como aditivo indireto na gasolina.

O anidro brasileiro será utilizado na produção de ETBE, produto adicionado à gasolina no Japão. “Os japoneses estão preocupados com as metas de redução dos gases de efeito estufa que precisam cumprir e a utilização do etanol irá auxiliar o país a reduzir a produção de dióxido de carbono”, disse ele. Lyra afirma que o contrato de importação só foi possível porque a Cosan também possui políticas de sustentabilidade.

Para Lyra, as exportações de etanol para o Japão podem vir a atingir cerca de 10% das exportações totais da Cosan no longo prazo. “Neste momento, exportar 80 milhões de litros de etanol para um país que não importava nada é um grande feito”, explica. Os preços do etanol serão fechados pelo índice Esalq no momento do embarque. A importadora Mitsubishi irá repassar o produto brasileiro para as empresas japonesas produtoras de ETBE.

Banner Revistas Mobile