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Veja onde está o álcool mais barato

O mês de julho foi bastante favorável para os donos de veículos movidos a álcool. Se na primeira semana do mês, o combustível já apresentava o valor mais baixo do ano (R$ 1,293, preço médio por litro) nas bombas dos postos da Capital, esse valor caiu ainda mais. Nesta semana, o preço médio encontrado foi de R$ 1,224 – uma redução de 5,33% em relação ao começo do mês -, conforme levantamento realizado semanalmente pelo InformEstado.

Entretanto é possível encontrar o álcool por preços bem inferiores nos postos da Cidade (ver quadro). No Auto Posto Chaparral São Paulo, no bairro Saúde, Zona Sul, o combustível é vendido a R$ 0,999 o litro. No posto Papa 8, no Limão, Zona Norte, o litro do álcool está custando R$ 1,049. As Zonas Oeste e Leste apresentaram o mesmo preço R$ 1,099 como mais baixo e podem ser encontrados, respectivamente, nos postos Centro Automotivo Mega Delta, no Jaguaré, e Bella Luna Centro Automotivo, no Tatuapé. A região central foi a que concentrou os valores mais altos R$ 1,299 o litro no Auto Posto 14 Bis e Auto Posto Magô – valor, inclusive acima da média para a semana, que é de R$ 1,224.

De acordo com o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivado de Petróleo do Estado de São Paulo (Sincopetro), José Alberto Gouveia, mesmo com uma queda acentuada no preço do álcool, a tendência do mercado é estabilizar-se daqui por diante. “Não vejo espaço para aumento, mas também não há margem para mais queda”, assegura.

Gouveia disse estranhar a oferta do combustível por preços inferiores a R$ 1. Ele explica que o custo do combustível na usina é de R$ 0,80. Ainda é necessário somar a o preço do frete – R$ 0,01 por litro – e a margem da distribuidora (de R$ 0,08 a R$ 0,12). “Isso vai dar um custo de R$ 0,90 a R$ 0,93”, calcula.

Mas ainda é preciso somar a isso a margem do posto, algo em torno de R$ 0,25 a R$ 0,30. “O preço médio do litro do álcool é R$ 1,20. Não vejo forma de vender aR$ 0,99”, argumenta. “O dono do posto até pode reduzir a sua margem para ter mais competitividade, mas não há como vender por um preço tão baixo”, afirma.

O gerente do Auto Posto Chaparral São Paulo, José Matias Bezerra, explica que a venda do combustível não é tão significativa para o faturamento total. “Trabalhamos com uma pequena margem de lucro no álcool, de 8%, mas com isso conseguimos aumentar a venda de outros combustíveis e serviços.”