Mercado

Expansão do setor abre mercado para consultor de novas unidades

Com a inauguração de novas usinas e destilarias – estão previstas mais de 30, nos próximos cinco anos, somente no Estado de São Paulo -, o setor sucroalcooleiro está abrindo mercado para o consultor de novas unidades. Este profissional tem a função específica de atender as usinas que serão construídas em todo o território nacional. Maranhão, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, entre outros Estados, já anunciaram que estão dispostos a adotar medidas para incentivarem a instalação de unidades de produção de açúcar e álcool.

Segundo o presidente do Cteq – Centro de Treinamento e Educação em Qualidade S/C, de Rio Claro, SP, Nestor Carlos de Oliveira, esse trabalho de consultoria inclui desde o acompanhamento da escolha e seleção das melhores variedades de cana, conforme as características de clima e solo de cada região, até a assessoria mercadológica em definições dos produtos, embalagens, mercados, logística, etc. Com o objetivo de atender esse novo mercado, o Cteq formou parceria com o Gtseg – Segurança e Saúde Ocupacional S/C Ltda. As duas empresas atuam há mais de 15 anos no setor sucroalcooleiro e já prestaram consultoria para mais de 90 usinas por todo o Brasil.

Esse consórcio oferece a realização de um amplo trabalho de assessoramento, que abrange a o dimensionamento e estruturação organizacional, administrativa e técnica de todas as áreas da usina (agrícola, automotiva, industrial e administrativa). Em função da experiência e dos resultados obtidos em dezenas de usinas, o consórcio Cteq-Gtseg pode oferecer aos seus clientes toda a assessoria nos projetos de ISO-9001, ISO-14001, AS-8000, OSHAS-18001, Food Safety (GMP, HACCO, etc). Além disso, tem o pioneirismo em projetos de crédito de carbono específico para a área agrícola, visando a sua comercialização no promissor e crescente mercado internacional.