Mercado

Enfim, utilidade para o caroço de azeitona

Os espanhóis, maiores produtores de oliveiras do mundo, descobriram uma maneira de aproveitar o caroço de azeitona para gerar energia. A Colordom, microempresa espanhola com apenas 15 funcionários, desenvolveu um aquecedor que usa o caroço da fruta como combustível, segundo reportagem do site BBC Brasil. A empresa diz que se trata de energia 100% limpa, renovável e por preço equivalente a um oitavo do custo da convencional.

Cerca de 80% dos cinco milhões de caroços de azeitona produzidos por ano na Espanha acabavam no lixo. Agora, podem ser reaproveitados como biomassa.

Segundo o diretor-geral da Colordom, Juan Cabello, a fórmula é baseada nas caldeiras usadas na Idade Média, quando não se utilizavam combustíveis fósseis.

O sistema é informatizado e as caldeiras são abastecidas com os caroços triturados. O material tem tanta capacidade de combustão que dispensa o uso de óleos combustíveis, baixando o custo do processo. Outra vantagem é a segurança:

— Um acidente com petróleo é muito perigoso. Mas um vazamento de caroços de azeitona o que pode causar? — pergunta Cabello.