A partir de hoje até sexta–feira, secretários estaduais, prefeitos alagoanos, empresários, professores e estudantes, participam do I Seminário Alagoano de Biodiesel, no Auditório do Cefet, no Poço.
Dentre os temas abordados estão a “Importância Social e Econômica da Mamona na Produção do Biodiesel”, “Programa de Bioenergia da Embrapa”, “Projeto de Biodiesel de Alagoas e “Papel da Ufal no Desenvolvimento Tecnológico do Estado”.
Segmentos
O evento está dividido em três segmentos que irão abordar os aspectos científicos e tecnológicos, a matéria–prima e a produção do biodiesel a partir do óleo de coco, com uma demonstração prática em uma miniusina instalada no pátio do Cefet.
A intenção é apresentar, entre outros aspectos, a importância do biodiesel como uma fonte renovável, que contribui para a redução da poluição ambiental, a geração de empregos em áreas geográficas menos atraentes para outras atividades econômicas, promovendo, assim, a inclusão social.
O seminário é uma realização do governo de Alagoas, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Econômico, Secretarias Executivas de Planejamento e Orçamento, Ciência e Tecnologia, Agricultura, Indústria e Comércio, Fapeal, e Sebrae, num trabalho conjunto com a Ufal e Embrapa.