Mercado

Só 23 cidades da região de Ribeirão Preto resistem à cana

Somente 23 dos 82 municípios da região de Ribeirão Preto ainda resistem ao domínio da cana-de-açúcar. Principal produto agrícola paulista, a cana é a cultura que mais gera recursos no campo em 59 cidades, o correspondente a 71,95% do total da região. Nas demais, as culturas de laranja, café ou soja mantêm a liderança, mas já perdem terreno para a cana.

Cultivada no país há cerca de 500 anos, a cana avançou 15% nos últimos cinco anos na área plantada e na produção no Estado, que é responsável por 60% da produção brasileira. Desse total, metade – o equivalente a 30% da produção brasileira – está concentrada na região.

“A expectativa é que a cana-de-açúcar cresça até 2010, por causa, entre outros fatores, dos veículos bicombustíveis. De 1994 até agora, o país aumentou a produção em 100 milhões de toneladas de cana e a expectativa é a mesma para os próximos dez anos”, afirmou o diretor técnico da Única, Antonio de Pádua Rodrigues. Segundo a Abag (Associação Brasileira do Agronegócio), a cana representa 55% do agronegócio na região.

O avanço da cana no Estado e na região já era previsto, de acordo com o secretário de Estado da Agricultura, Antônio Duarte Nogueira Júnior. “A região tem terra de boa qualidade e adaptação para variedades mais resistentes e com boa produtividade”.