Mercado

Aeroálcool fará motor para avião agrícola

A Aeroálcool, empresa de tecnologia aeronáutica, sediada em Franca, norte paulista, deverá ter o projeto do motor á álcool para aviões agrícolas homologado no próximo semestre.

Segundo um dos sócio-proprietários da Aeroálcool, James Whaterhouse, há dois anos o motor está em fase de testes e deverá estar no mercado em breve. “A versão comercial deverá custar em torno de U$ 15 mil. A novidade terá um impacto direto de 50% a 60% na queda dos gastos com combustível e manutenção”, afirma Whaterhouse.

Segundo ele, apesar do carro-chefe da empresa ser o departamento de tecnologia para o álcool, os técnicos e engenheiros também desenvolvem outros projetos aeronáuticos que vão desde a criação de sistemas de geração de energia até aviões inteiros. “Também trabalhamos na área de homologação de componentes”, completa.

Há dois anos no mercado, a Aeroálcool já conta com um faturamento anual de U$ 500 milhões. “Trabalhamos com cinco grandes empresas, mas o motor á álcool já tem uma lista de pré-contratos avaliada em US$ 3 milhões”.

Segundo Whaterhouse, a intenção dos sócios é mudar as instalações da empresa para São Carlos. “O Daesp nos ofereceu o aluguel de uma área próxima ao aeroporto da cidade, mas a Aeroálcool precisa de um terreno próprio”.

Recentemente a empresa estuda junto com à TAM a possibilidade de comprar um dos lotes da companhia aérea em São Carlos. “Sair de Franca significa investimentos em logística e em estratégia de crescimento, pois a região Central deverá se tornar, brevemente, num dos mais importantes pólos de pesquisa aeronáutica do País”, conclui.