Mercado

Feira tecnológica abre espaço para produtor e pesquisador do Tocantins

As empresas de pesquisa, produtores de sementes, fertilizantes ou defensivos que tiverem interesse em demonstrar suas tecnologias na próxima edição 2004 da Agrotins – Feira Tecnológica Agropecuária já podem procurar a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seagro) para requerer sua área.

Na semana passada, a Seagro iniciou o preparo do solo para receber as unidades demonstrativas de campo. Segundo o engenheiro agrônomo e diretor da feira, Ricardo Pires, o plantio deve ocorrer no mais tardar em janeiro próximo, dependendo da fase do ciclo da planta que o expositor quer mostrar na feira.

Hidrelétrica de lajeado

As áreas encontram-se no Centro Agrotecnológico de Palmas, a 26 quilômetros do centro da cidade, às margens do lago formado pela usina hidrelétrica Lajeado. Ao todo serão colocados à disposição das empresas interessadas cerca de 60 hectares para a instalação de unidades de campo, que terão seus produtos apresentados aos visitantes esperados para o evento.

Para esta edição, um novo local está sendo preparado, em uma área mais afastada do lago que não sofra encharcamento por elevação do lençol freático. Nessas unidades poderão ser plantados cultivares de soja, arroz, milho, sorgo, algodão, cana-de-açúcar, pastagens e outras.

De acordo com a organização, os trabalhos realizados têm o apoio da Fazenda Santa Angelina, grupo Ikeda e da Embrapa.

Unidades demonstrativas Com o apoio da Fazenda Santa Angelina, grupo Ikeda e Embrapa e organizações não-governamentais o Centro Agrotecnológico está implantando algumas unidades demonstrativas permanentes, dentre elas uma área de silvicultura com 21 espécies de reflorestamento, inclusive o neem e a teca. Outro projeto consta da implantação de meio hectare de seringueira e a ampliação da área de fruticultura.

De acordo com Pires, além da pesquisa, essas áreas poderão ser visitadas em qualquer época do ano por produtores do estado, interessados em conhecer o sistema de produção ou até mesmo adquirir mudas das plantas.

O Centro Agrotecnológico de Palmas vai abrigar o curso de Ciências Agronômicas que está sendo implantado pela Universidade do Tocantins (Unitins), previsto para entrar em funcionamento em fevereiro de 2004.

Braço de pesquisa

A idéia do governo do Tocantins é transformar a Unitins em um braço da pesquisa agropecuária no estado.

Os cursos da instituição e sua estrutura multicampi foram encampados pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e, com isso, a Unitins está redirecionando sua finalidade. O projeto tem apoio da comunidade acadêmica e estudantes.