Mercado

Monsanto obtêm aprovação de nova geração de algodão transgênico nos Estados Unidos

A Monsanto acaba de obter a aprovação dos órgãos regulatórios norte-americanos FDA (Food and Drug Administration, agência responsável pela regulamentação de alimentos e medicamentos nos Estados Unidos) e USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) de sua próxima geração de algodão geneticamente modificado, o Roundup Ready Flex®. O lançamento comercial do produto está previsto para a safra 2006 nos EUA.

O algodão Roundup Ready Flex® alia a tolerância ao glifosato a uma maior flexibilidade no período de aplicação do herbicida na lavoura, ou seja, caso haja algum tipo de interferência climática na época da pulverização, como a ocorrência de chuvas, ele poderá ser aplicado em um outro momento, sem comprometer a tolerância da cultura. Além disso, o cultivo desta variedade continuará permitindo a utilização de técnicas conservacionistas, como o plantio direto, que diminuem a agressão ao solo.

De acordo com o ISAAA – Serviço Internacional para a Aquisição de Aplicações em Agrobiotecnologia, em 2004, o algodão geneticamente modificado foi cultivado em 9 milhões de hectares, em países como Estados Unidos, Austrália, Argentina, África do Sul, China, Índia entre outros.

Para mais informações, veja: www.monsanto.com.