A Energias do Brasil, empresa do grupo EDP – Energias de Portugal –, elegeu, nesta terça-feira (8), sua diretoria executiva para o mandato 2008-2011. A presidência do Grupo será assumida pelo engenheiro António Pita de Abreu, em substituição a António Martins da Costa, hoje presidente da Horizon Wind Energy, empresa do grupo EDP sediada nos EUA.
Na vice-presidência de Finanças e Relações com Investidores foi mantido o nome de Antonio Sellare. Os outros membros indicados são Miguel Setas, para a vice-presidência de Comercialização no lugar de Carlos Loureiro, que assume a pasta de Geração no lugar de Custódio Miguens, e Miguel Amaro, que fica com a recém-criada vice-presidência de Controle de Gestão.
João Aguiar assume a nova vice-presidência de Distribuição, unificando as vice-presidências de Distribuição e Serviços Comerciais e de Distribuição e Serviços Técnicos, esta última anteriormente sob o comando de António Oliva.
“A nossa atuação estará focada nos três pilares estratégicos no Grupo EDP: crescimento orientado, eficiência superior e risco controlado”, afirma António Pita de Abreu, diretor-presidente da Energias do Brasil.
A nova diretoria assume a Energias do Brasil com o objetivo de expandir os negócios e de consolidar a holding como uma referência no panorama energético brasileiro.
“Queremos fortalecer os setores da distribuição e comercialização e continuar a expansão no setor da geração tradicional – hídrica e termoelétrica – e das novas energias”, avalia o executivo. Neste campo, destaca-se o papel central que desempenhará a energia da biomassa e a eólica. “Elas farão parte da solução energética do Brasil no futuro”, conclui Pita de Abreu.
A composição da diretoria é a seguinte:
diretor-presidente – António Pita de Abreu
diretor vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores – Antonio Sellare
diretor vice-presidente de Geração – Carlos Loureiro
diretor vice-presidente de Distribuição – João Aguiar
diretor vice-presidente de Controle de Gestão – Miguel Amaro
diretor vice-presidente de Comercialização – Miguel Setas
Sobre a Energias do Brasil – A Energias do Brasil é holding que consolida ativos de energia elétrica nas áreas de geração (Energest, Enerpeixe e EDP Lajeado), comercialização (Enertrade) e distribuição (Bandeirante, Escelsa e Enersul). É controlada pela Energias de Portugal.