Mercado

KOBLITZ INSTALA SISTEMA ELÉTRICO DO TERMINAL DE GRANÉIS DO GUARUJÁ

A Koblitz fechou mais um contrato em regime de Turn Key, para a instalação do sistema elétrico do Terminal de Granéis do Guarujá (TGG) – consórcio da Ferronorte, Bunge Alimentos e Grupo Amaggi – , que está sendo construído no Guarujá, litoral de São Paulo. Principal projeto para ampliar a capacidade de movimentação de cargas no cais santista, a obra é composta também pelo Terminal Marítimo do Guarujá (Termag). Os investidores do complexo TGG-TERMAG estão investindo cerca de R$ 440 milhões no empreendimento, que ocupa uma área de 499 mil metros quadrados.

A empresa foi contratada em março de 2006 para desenvolver o projeto de subestações de energia; painéis de média e de baixa tensão; especificação de hardware e desenvolvimento de softwares aplicativos; além do sistema de automação completo para controle de uma carga instalada de 8100 kVAs, distribuídos em três subestações. O sistema elétrico atenderá 250 motores, dois mil pontos de comandos, além do sistema de iluminação interna e externa.

A previsão é que o empreendimento esteja concluído em novembro, para operar no início de 2007. Com a conclusão da obra dos terminais, estima-se que a capacidade operacional do Porto de Santos – por onde escoa toda a produção de grãos do Centro-Oeste – chegue a 10 milhões de toneladas/ano entre soja, farelo de soja, enxofre e fertilizantes. As obras aumentarão em até 12,5% a movimentação do complexo portuário, que hoje é de aproximadamente 80 milhões de toneladas anuais.

PRINCIPAIS ATIVIDADES DA KOBLITZ

Com 31 anos de atividades, a Koblitz é reconhecida no mercado como uma empresa-referência para o setor energético. Com matriz no Recife (PE) e filiais nas cidades de São Paulo e São José do Rio Preto (SP), a companhia abrange hoje uma grande variedade de segmentos industriais, desenvolvendo trabalhos com fontes alternativas como o bagaço da cana-de-açúcar, o resíduo de madeira, a casca de arroz, o gás de alto-forno e o gás natural.

A partir dessas fontes alternativas, a Koblitz oferece os seguintes serviços:

· Centrais Termoelétricas – As Centrais Termoelétricas desenvolvidas pela KOBLITZ utilizam para a geração de energia elétrica a solução mais adequada, em cogeração ou não, com a melhor eficiência global do sistema. Isso é feito a partir do uso balanceado do aproveitamento térmico e elétrico da planta e de acordo com a disponibilidade de combustível. Para isso, podem ser utilizados três tipos de equipamentos, dependendo da aplicação: turbinas a vapor, turbinas a gás e motores a gás.

· Centrais Hidroelétricas – As Centrais Hidroelétricas da KOBLITZ utilizam os conceitos mais modernos para o aproveitamento da energia potencial existente numa queda d’água, podendo ser do tipo fio d’água ou com reservatório. O fornecimento abrange desde a construção civil até a operação e manutenção total da planta.

· Automação Industrial – Os sistemas de automação industrial elaborados pela KOBLITZ são específicos para o setor elétrico, sendo desenvolvidos após uma análise do unifilar elétrico da planta, além do levantamento dos pontos a automatizar. Neste quesito são fornecidos os serviços de programação e desenvolvimento de aplicativos em software dedicados, além de treinamento.

· Instalações Industriais – Abrangem toda a parte eletromecânica, com “know-how”, equipe técnica e equipamentos para o fornecimento, desde o projeto básico até o executivo. As instalações de canteiro de obras dispõem de infra-estrutura com micro computador para controle de estoques, acompanhamento do avanço físico da execução do projeto, elaboração de gráficos, relatórios e desenhos “as built”.

· Subestações – Atendem até a classe de tensão de 230 kV, quando em aplicação ao tempo, e até 25 kV, quando em aplicação blindada/abrigada. Toda a sua operação e supervisão é monitorada pelo sistema supervisório central, também desenvolvido pela Koblitz, sendo o seu controle feito com senhas de acesso.