Mercado

Pneu reformado reduz custos no campo

Pneus reformados contribuem com a produtividade dos equipamentos do campo, proporcionam a mesma performance, segurança e durabilidade dos novos e podem gerar uma economia de até 60% aos produtores agrícolas. A Vipal, uma das maiores fabricantes mundiais de produtos para a reforma de pneus, desenvolveu um projeto específico para o setor.

A reforma de pneus tem se caracterizado como uma das grandes aliadas do homem do campo. Mais do que reduzir custos, proporcionando maior lucro e competitividade aos produtores agrícolas, a atividade tem impacto direto na redução do valor de muitos produtos agrícolas nacionais. O uso de pneus reformados nas máquinas dos pequenos produtores – que segundo dados do IBGE respondem por 75% das propriedades rurais no país – reduz o custo hora/ trabalho, o que possibilita a contratação de seus serviços pelas grandes usinas. Conseqüentemente, a diminuição do custo da produção se reflete no custo do produto final.

“Um pneu de trator ou colheitadeira, por exemplo, utilizado adequadamente, pode ser reformado por cerca de três vezes a um custo até 60% inferior ao de um novo, gerando um pneu tão eficiente e seguro quanto um original de fábrica”, explica João Carlos Paludo, vice-presidente da Borrachas Vipal. A empresa é uma das maiores fabricantes mundiais de produtos para reforma e reparos de pneus e câmaras de ar, com grande representatividade no segmento de produtos para reforma de pneus agrícolas.

Para atuar neste mercado a Vipal desenvolveu um projeto específico. Batizado de Agribusiness Vipal, este projeto, mais do que desenvolver produtos específicos para o segmento, conta com iniciativas que atestam a qualidade dos produtos da empresa e asseguram aos agricultores que o pneu foi reformado com a borracha original Vipal. Além disso, proporciona, por meio dos reformadores, uma maior aproximação com o consumidor final, divulgando os inúmeros benefícios da reforma de pneus. “Os agricultores ainda têm muito pouco conhecimento sobre pneus reformados. Queremos estar cada vez mais próximos dos profissionais deste setor para que tenham acesso a todo tipo de informação, como relação custo-benefício, qualidade na reforma e cuidados a serem tomados”, declara Paludo. A maior parte das pequenas propriedades rurais do país são minifúndios, detentores de culturas ainda não mecanizadas. Somente 32% das propriedades rurais possuem tratores. O índice de mecanização por hectare no país é baixíssimo. Há em média 118 hectares por máquina, contra 37 hectares nos EUA e 15 hectares na França, por exemplo. Porém, a baixa mecanização não consiste em um limitador para o desempenho do setor no país. A produção agrícola tem apresentado expressivo crescimento no Brasil e alta inserção mundial. A grande demanda deve estimular o crescimento da indústria de maquinário. Por conseqüência, o cenário determina grande potencial aos fornecedores de produtos e serviços às máquinas do campo.

Entre eles estão os pneus reformados. Como a produção de pneus novos não é suficiente para suprir a demanda da indústria de tratores agrícolas, este espaço deverá ser preenchido pela comercialização de pneus reformados, opção que representa custos mais baixos para os pequenos agricultores e alta qualidade e durabilidade do produto. Uma pesquisa realizada pela Vipal com um total de 504 profissionais em 13 estados brasileiros, envolvendo agricultores de grande, médio e pequeno porte, fabricantes de implementos agrícolas, além de revendedores e reformadores de pneus, confirma a constatação. Segundo a pesquisa, 66% dos proprietários de tratores agrícolas têm o hábito de reformar os pneus. Destes, 89% estão satisfeitos com os pneus reformados e para 82% deles o principal motivo da reforma foi o custo.

“Antevemos que a profissionalização do agronegócio exigiria a especialização de seus implementos para aprimorar seus níveis de competitividade”, afirma Paludo. Os números deram subsídio ao Projeto Agribusiness Vipal, que exigiu da empresa a estruturação de uma equipe técnica especializada para o desenvolvimento de produtos adequados à diversidade de aplicações e características das culturas nacionais.

Enio Luiz Provenzi, Diretor Comercial da Vipal, explica a exigência técnica elevada para o desenvolvimento de camelbacks e bandas de rodagem para o mercado agrícola. “Os pneus deste segmento rodam nas mais diversas situações, como terra limpa, terreno duro e com muitas pedras, áreas alagadas e pedras vivas. Por isso, para atender a cada uma destas situações e necessidades, desenvolvemos compostos de borracha com características diferenciadas, o que confere melhor aplicabilidade e durabilidade aos pneus reformados”.

O projeto também instituiu algumas iniciativas a fim de criar uma maior identidade da Vipal com o usuário final e garantir a qualidade dos pneus reformados com os produtos da empresa, evitando fraudes. Para isso foi criado o DNA de Qualidade e Garantia. A identificação de toda a linha de mantas de borrachas para pneus de tratores e caminhões, que atesta a qualidade superior dos produtos da empresa, se dá por meio de uma fita amarela impressa na base do camelback. Além disso, cada pneu reformado com a chancela da empresa – o que significa a utilização de 100% dos produtos Vipal e processo de reforma que atende os níveis de qualidade exigidos pela empresa – recebe uma etiqueta que identifica o nome do reformador autorizado e a marca Vipal. Por fim, para que o agricultor possa melhor identificar o pneu reformado, é impressa a marca Vipal na área externa do camelback onde é formada a banda de rodagem.

Linha Agrícola Vipal

Prolongar a vida útil e a performance dos pneus, aumentar a confiabilidade no serviço da reforma e colaborar para maior produtividade do equipamento agrícola. Foi pensando em todos esses fatores que otimizam a produção na lavoura que a Vipal lançou uma linha completa de produtos para a reforma e reparos de pneus agrícolas.

Entre eles destaque para o Camelback CVBR (Baixa Rotação), produto que se ressalta pela precisão de medidas e características maleável da manta de borracha, o que garante aplicação mais fácil e permite vulcanização e acabamentos perfeitos. É recomendado para terrenos acidentados, pois possui grande resistência. Como suporta o atrito de pedras e até de objetos pontiagudos, pode evitar o prejuízo de horas paradas do equipamento no campo.

Os produtos Vipal para a área agrícola também se estendem ao segmento de manchões para reparos de danos na banda de rodagem ou nas laterais dos pneus. Destaque para os modelos MA (manchão agrícola para pneu diagonal) e RAC (manchão agrícola para pneu radial), desenvolvidos com a finalidade de proporcionar agilidade na aplicação, resistência e flexibilidade, características do segmento.

A linha de bandas conta com produtos exclusivos. Entre eles estão a banda VD Agro, para média e curta distância, exclusiva para a utilização em eixos dianteiros de tratores e em pneus de implementos agrícolas. O destaque fica para as bandas V-SET e V-SEL, um dos mais recentes lançamentos da empresa. As bandas foram testadas e aprovadas pelos caminhões da equipe Volkswagen no Rally dos Sertões 2005. Foi a primeira vez que uma equipe de rally utilizou com sucesso pneus reformados.

A alta tecnologia empregada nas bandas V-SET e V-SEL, desenvolvidas para transporte super pesado e em condições severas – terrenos acidentados, por exemplo -, lhe conferem segurança somada ao grande desempenho. Prova disso é que, durante o Rally dos Sertões, nenhuma das bandas apresentou qualquer tipo de problema ou teve que ser substituída – mesmo com o grande desgaste dos caminhões durante a prova, o que exigiu a troca de amortecedores e outros componentes.

Por fim, destaque para a apresentação do DNA de Qualidade e Garantia, que evita fraudes e assegura aos agricultores que o pneu foi reformado com a borracha original Vipal. O exclusivo sistema de identificação de toda a linha de mantas de borrachas para pneus de tratores e caminhões, que atesta a qualidade superior dos produtos da empresa, se dá por meio de uma identificação amarela na banda de rodagem. Além disso, cada pneu reformado com a chancela da empresa recebe uma etiqueta que identifica o nome do reformador autorizado e a marca Vipal.

Linha Off-Road

Outro produto que será apresentado pela Vipal durante a 13ª Agrishow será a VJ 900, a única do mercado 100% off-road com tração lateral já incorporada. O produto também consiste em um dos recentes lançamentos da empresa. A VJ 900 apresenta a composição da borracha e desenho da banda específicos para os terrenos acidentados das trilhas. O destaque fica para a aplicação dos desenhos nas laterais dos pneus, necessários para a tração em buracos, por exemplo.

Além da qualidade e especificidade do produto, a economia de tempo na reforma do pneu é oura importante vantagem proporcionada pela VJ 900. Enquanto um reformador leva em média 20 minutos para preparar o pneu com a nova banda antes do processo da vulcanização, a montagem de um pneu “kichute” – adaptação para trilhas por meio de pequenos pedaços de bandas de qualquer formato colados sobre a banda e laterais dos pneus – dura de quatro a cinco horas antes de ser vulcanizado.

Sobre a Vipal

A Borrachas Vipal tornou-se referência não só em seu segmento, mas do setor produtivo por conta da qualidade dos seus produtos, ética nos processos de gestão e esforços em prol da sociedade e do meio ambiente. É pioneira na tecnologia de vulcanização a frio no Brasil, possui unidades fabris em Nova Prata (RS), mais de 2.300 colaboradores, exporta para todos os continentes e conta com centros de distribuição localizados nos principais estados brasileiros, países da América do Sul, América do Norte e Europa.

Com base nos mais modernos conceitos e técnicas de desenvolvimento sustentável, gestão ética e responsável e investimentos em projetos sociais e do meio ambiente, a Vipal recebeu as principais certificações, prêmios e homenagens pelo exercício da qualidade em todas as áreas que envolvem a empresa.