Mercado

Desempenho e Qualidade Ambiental

Com sua grande amplitude e complexidade, o tema Meio Ambiente constitui um dos fatores decisivos para o sucesso ou o fracasso das organizações no mundo em que vivemos. Juntamente com a Qualidade, a Saúde, a Segurança e a Ética nos Negócios, Meio Ambiente completa os pilares de sustentação das organizações modernas. Aquelas que pretendem sobreviver ao complexo processo de redirecionamento por que passam a economia e os negócios em nossos dias não podem omitir sua adesão aos princípios ambientais que se configuram no conceito de Desenvolvimento Sustentável.

Nunca a expressão “Pensar Globalmente, Agir Localmente” fez tanto sentido como na proteção do meio ambiente. Controle do Aquecimento Global, Proteção da Camada de Ozônio, Conservação da Energia, Gestão das Águas, Preservação da Biodiversidade, Proteção das Florestas, antes temas de estudos acadêmicos e das agendas de ONGs, passam a ser preocupações do cidadão comum, do estudante, da dona-de-casa. A urgência no encaminhamento de soluções para esses e muitos outros problemas que afetam o meio ambiente fez com que o tema ganhasse espaço em nossas preocupações cotidianas.

A melhor forma de enfrentar um problema é conhecê-lo, dissecando-o e compreendendo sua origem, extensão e peculiaridades. Por que uma substância é tóxica? Como reciclar um produto ao fim de sua vida útil? Qual o melhor material para produzir uma embalagem? É necessário passar da suposição ao conhecimento, da dúvida à solução, do polêmico ao objetivo, do verbo achar para os verbos saber e fazer.

Os anos recentes têm introduzido novos conceitos e importantes mudanças no encaminhamento das questões ligadas ao meio ambiente. A série de normas ISO 14000 constitui um desses novos paradigmas. Como normas internacionais, têm a vantagem de ser aplicáveis às condições específicas a cada país e sociedade. Por serem voluntárias, levam à adesão apenas aqueles que realmente já estão conscientes da importância de bem cuidar do meio ambiente. Os conceitos de Sistema de Gestão Ambiental, Análise do Ciclo de Vida, Rotulagem Ambiental e Desempenho Ambiental, incorporados pelas normas da série ISO 14000, constituem-se em importantes ferramentas que, se utilizadas por profissionais competentes, contribuirão para equacionar, sem equívocos, os problemas ambientais que afetam uma organização e seus produtos e serviços.

Outro paradigma relevante nessa luta em favor do meio ambiente é o conceito de Qualidade Ambiental. Sua adoção requer posturas pró-ativas da parte de todos os envolvidos no processo de melhoria contínua que poderá conduzir à Certificação Ambiental naquelas organizações que o desejarem. Meio ambiente é um tema marcado por desastres e acidentes que, amplamente noticiados, trazem consigo o pessimismo e, muitas vezes, a indignação. Aprender com esses desastres e acidentes e desenvolver soluções e procedimentos para que não se repitam é a melhor maneira de acelerar esse processo em busca de Desenpenho e Qualidade Ambiental.

Roberto Roche,PDSc

Coordenador de QSMS

[email protected]