Mercado

Consumo de etanol cresce 31% em junho em relação a maio

O consumo de etanol hidratado nos postos de combustíveis no mês de junho cresceu 31% em relação ao mês de maio. Foram 648 milhões de litros, ante os 495 milhões de litros vendidos em maio, segundo dados do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis (Sindicom), cujos associados representam 60% do mercado de etanol do país.

De acordo com o presidente-executivo da entidade, Alísio Mendes Vaz, apesar do crescimento, esses patamares de consumo são compatíveis com a produção de etanol no país, de forma que ele não vê problemas de abastecimento até o fim da safra de cana no Centro-Sul, em março do ano que vem.

“Se o consumo continuar nesses patamares, teremos uma queda acumulada no ano de 15%, o que dá conforto aos estoques”, diz Vaz. Na comparação com junho do ano passado, quando o consumo entre os associados do Sindicom foi de 766,6 milhões de litros, a queda é de 15%.

Neste ano , a safra de cana-de-açúcar no Centro-Sul deve ter a primeira queda em dez anos, segundo a consultoria Datagro, em relatório divulgado em meados de junho. Em vez de 554 milhões de toneladas, a moagem deve atingir 536 milhões de toneladas. Com isso, a produção de etanol deve recuar para 23,24 bilhões de litros na região, ante os 24,12 bilhões estimados anteriormente.