O mercado brasileiro de veículos, que se tornou o quarto maior do mundo, fechou fevereiro com a comercialização de 274,15 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. O volume superou em 24,1% as vendas do mesmo mês de 2010, que somaram 220,95 mil unidades.
Na comparação com janeiro deste ano, houve crescimento de 12%, conforme balanço divulgado há pouco pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
Entre nacionais e importados, foram vendidos 519,02 mil veículos novos nos dois primeiros meses de 2010, o que significa elevação de 19,5% na comparação anual.
A expectativa da Anfavea é de vendas de 3,69 milhões de veículos zero quilômetro neste ano, renovando o recorde de 2010, quando foram vendidas 3,52 milhões de unidades.
Somente em automóveis e comerciais leves, foram vendidas 258,8 mil unidades no mês passado, o que representa incremento de 22,5% em relação ao mesmo período de 2010.
Na mesma base de comparação, as vendas de caminhões tiveram acréscimo de 61,1%, para 12,76 mil unidades, enquanto as de ônibus tiveram elevação de 53,4%, com 2,58 mil unidades negociadas.
De acordo com o levantamento, a participação dos importados no mercado de veículos correspondeu a 22,6% do total vendido em fevereiro, inferior perante janeiro (23,5%).