
A Pesquisa MasterCana Norte & Nordeste 2026 foi oficialmente encerrada nesta quarta-feira (18) com o sorteio do prêmio mais aguardado da campanha: um iPhone 17. A noite também marcou a entrega do terceiro e último Power Bank, fechando o ciclo de premiações que acompanhou o período de votação.
Os vencedores do último sorteio foram:
- Joas Dionísio de Barros, da São José Agroindustrial, contemplado com o iPhone 17
- Felipe Loyo, do Grupo Olho D´água, ganhador do terceiro Power Bank
Os sorteios foram realizados ao vivo no canal do JornalCana no YouTube, reforçando a transparência do processo e o compromisso da organização com a credibilidade da iniciativa.
Campanha valoriza quem faz o setor acontecer
Ao longo das últimas semanas, a Pesquisa MasterCana Norte & Nordeste mobilizou empresários, gestores e profissionais de toda a cadeia bioenergética da região. Mais do que premiar participantes com brindes tecnológicos, a campanha teve como foco central ouvir quem está no dia a dia do setor.
Antes do sorteio final, a ação já havia contemplado:
- Roderick Alex Luna da Silva, Analista de Sistemas do COA da Central Açucareira Santo Antônio (AL), com o primeiro Power Bank;
- André Luis Enders Jair, gerente de Manutenção Mecânica na Usina Caeté, com o segundo Power Bank.
Com o encerramento da votação em 18 de fevereiro, a edição 2026 consolida mais uma etapa de reconhecimento às lideranças e empresas que impulsionam a bioenergia no Norte e Nordeste.
“Como garantir que um prêmio é legítimo?”
Durante o encerramento, o CEO da Pro Usinas – JornalCana, Josias Messias, destacou a relevância da participação dos profissionais para a legitimidade da premiação.
“Eu queria agradecer a participação importante dos profissionais executivos da região Norte-Nordeste na Pesquisa MasterCana. Como é que eu posso garantir que um prêmio é legítimo? Quando ele encontra respaldo na opinião de quem faz o setor acontecer. Quem sabe o que está acontecendo aí são vocês. O nosso papel é premiar quem está nos ajudando a formatar não só o prêmio, mas o que está acontecendo na região Norte-Nordeste,” afirmou Messias.
União para enfrentar desafios
Josias Messias reforçou que o MasterCana Norte & Nordeste vai além da premiação.
“O setor precisa cada vez mais de união. Temos que estar unidos agora. Queremos criar esse ambiente de unidade, discutindo temas importantes durante o dia, trazendo também a participação institucional e política. Num momento como esse, é fundamental mostrar a união do setor.”
Segundo ele, o objetivo é fortalecer a bioenergia regional não apenas para superar os desafios da safra atual, mas especialmente para garantir competitividade nas próximas.