Mercado

Etanol inicia mês com alta de 5,94% em SP

Os preços dos combustíveis iniciaram o mês na capital paulista com movimentos distintos. De acordo com levantamento realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) por meio do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), enquanto o valor médio do etanol subiu mais do que no fim de dezembro, o da gasolina mostrou alta um pouco menos expressiva.

Já o Cepea detectou, em seu indicador semanal, que a negociação de etanol no mercado spot não foi muito elevada na última semana. Mesmo assim, alguns negócios envolveram volumes expressivos, tanto para o hidratado quanto para o anidro. A reposição de estoques e as vendas previstas para este início de período de férias foram os motivos deste movimento. Entre 3 e 7 de janeiro, o Indicador semanal Cepea do etanol anidro combustível foi de R$ 1,2444/litro (sem impostos), elevação de 1,51% frente ao período anterior. Do hidratado, o Indicador foi de R$ 1,1151/lit ro, alta de 0,62% no mesmo período.

Já, segundo a Fipe, o aumento no preço do etanol passou de 4,87% para 5,94% entre a divulgação do IPC ao final de dezembro e o anúncio feito ontem do indicador de inflação da primeira quadrissemana de janeiro. O valor médio da gasolina, por sua vez, subiu 0,59% no começo deste mês ante variação positiva, de 0,66%, observada no fechamento de dezembro. Conforme a pesquisa, o grupo Transportes, que contém ambos os combustíveis, apresentou uma alta de 0,77%, quase duas vezes maior do que a de 0,39% ao final de dezembro.