Sai balanço da safra em Alagoas; três usinas encerraram a moagem

Com mais de 705 mil toneladas de cana-de-açúcar beneficiadas, a Cooperativa Agrícola Do Vale do Satuba (Copervales) foi uma das primeiras usinas do estado a finalizar o atual ciclo da cana em Alagoas, destaca o Sindaçúcar-AL.
Localizada no município de Atalaia, a unidade da agroindústria canavieira concluiu a moagem na quarta-feira no dia 04 de fevereiro com uma variação negativa no volume de cana esmagada de 15,3% face a safra anterior.
Neste cenário, fatores climáticos como a escassez de chuvas em determinados meses do ano – importantes para o desenvolvimento da cana -, foram responsáveis pela redução da moagem.
De acordo com a cooperativa, neste ciclo a usina chegou a produzir mais de 70 mil toneladas de açúcar, sendo mais de 64,5 mil do tipo VHP, comercializado com o mercado mundial, e seis mil toneladas do cristal, que tem como destino o mercado
interno.

Safra 2025/2026 e Balanço da Moagem

De acordo com dados do Departamento Técnico do Sindaçúcar-AL, além da Copervales, também finalizaram a safra 2025/2026 a usina Utinga, situada no município
de Rio Largo, na região metropolitana de Maceió, e a Taquara.

Balanço

Iniciada no dia 26 de agosto de 2025 pela usina da Cooperativa Pindorama, a
safra contou com todas as 15 unidades industriais do setor sucroenergético em operação,
tendo a expectativa de repetir os números do ciclo passado, onde foram processadas, 17,4
milhões de toneladas de cana-de-açúcar, ou avançar e chegar a 18 milhões de toneladas esmagadas.

Delcy Mac Cruz

Editor

Editor do JornalCana

Editor do JornalCana