
A KazFoodProducts, do Cazaquistão, e o Grupo Almoiz, do Paquistão, assinaram um acordo para estabelecer uma joint venture para investir em usina de açúcar na região de Zhetysu, com um investimento de US$ 20 milhões.
A assinatura ocorreu durante a visita do presidente Kassym-Jomart Tokayev ao Paquistão, segundo a assessoria de imprensa do Ministério do Comércio e Integração da República do Cazaquistão.
Segundo o Ministério do Comércio do Cazaquistão, um total de 32 documentos comerciais, avaliados em aproximadamente US$ 200 milhões, foram assinados no Fórum Empresarial Cazaquistão-Paquistão.
Os acordos visam desenvolver e aprofundar a cooperação cazaque-paquistanesa nas áreas de finanças, logística, indústria, energia, agricultura, serviços digitais e infraestrutura.
Declarações de Kassym-Jomart Tokayev
“Exportamos mais de 200 tipos de produtos agrícolas para mais de 70 países. Na última década, nossa produção agrícola bruta aumentou mais de 2,5 vezes, e pretendemos dobrar esse número até 2030″, afirmou Kassym-Jomart Tokayev.
“À medida que fortalecemos nossa posição como um produtor confiável de produtos agrícolas de alta qualidade e ecologicamente corretos, estamos tomando medidas consistentes para expandir parcerias e criar novas cadeias de suprimentos, tanto regional quanto globalmente.”
“Nesse sentido, damos as boas-vindas à expertise e ao capital paquistaneses neste setor. A assinatura de um acordo com o Grupo Almoiz para a construção de uma usina de processamento de beterraba sacarina na região de Zhetysu é um passo importante em nossa cooperação”, destacou.