
Começa amanhã, dia 29, o XIX Simpósio ATACBOL, que vai reunir representantes do setor bioenergético em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. O evento segue até o dia 30, na sede da União de Canavieiros Guabira Montero. Consolidando-se como ponto de encontro de empresas, técnicos e especialistas ligados à cadeia da cana-de-açúcar.
Promovido pela Associação de Técnicos da Indústria Canavieira Boliviana (ATACBOL), o simpósio contará com palestras técnicas e rodadas de negócios. Terá participação de empresas integrantes do projeto Brazil Sugarcane Bioenergy Solutions, iniciativa do Apla (Arranjo Produtivo Local do Álcool) em parceria com a ApexBrasil.
CEO da Pró Usinas faz palestra de abertura
A abertura, nesta quarta-feira (29), será conduzida por Josias Messias, CEO da Pró-Usinas. Ele apresentará a palestra “Inteligência Neurodigital: Uma Nova Competência e Fator Competitivo para Usinas de Açúcar e Etanol”. A proposta é discutir a integração entre ciência, cultura e tecnologia como diferencial estratégico para as unidades produtoras.
A delegação brasileira terá presença ativa nos dois dias de programação. No primeiro dia, os temas incluem enriquecimento de vinhaça para uso como fertilizante, biotecnologias para produção de biogás e biometano, pulverização de alto desempenho e tratamento de vinhaça de cereais. Já no segundo dia, o foco será a ampliação da eficiência industrial, com tecnologias voltadas ao aumento da produção de etanol, melhorias em cristalizadores de açúcar, confiabilidade de sistemas mecânicos e avanços na eficiência da fermentação alcoólica.