Bagaço será matéria-prima de fábrica de etanol de última geração na Índia

A LanzaTech Global, Inc. assinou um contrato com a Spray Engineering Devices Ltd (SED), fornecedora de soluções de energia sustentável, para construir uma instalação de etanol de última geração usando bagaço de cana-de-açúcar.

O resíduo será empregado para a produção de combustíveis e produtos químicos sustentáveis, de acordo com o comunicado à imprensa.

A instalação, projetada para processar até 300 toneladas por dia de bagaço, ficará no estado de Uttar Pradesh, na Índia, e é um componente essencial do conceito “SED Smart Village”.

SED Smart Village e o Futuro da Energia Renovável

A estrutura SED Smart Village foi projetada para capturar todo o valor econômico da energia renovável e dos recursos de carbono.

O modelo prevê que a energia abundante e de baixo custo mudará a demanda por carbono para produtos de alto valor, como produtos químicos verdes, polímeros, combustíveis de aviação e combustíveis eletrônicos.

Além disso, espera-se que o projeto LanzaTech gere biocarvão rico em nutrientes (5 a 10%), que pode ser usado nas comunidades agrícolas locais para melhorar a fertilidade do solo.

“A agricultura moderna está prestes a passar por uma transformação significativa por meio da energia solar verde e do hidrogênio, o que criará oportunidades ilimitadas para as economias rurais”, afirmou Vivek Verma, fundador da SED.

“O potencial solar durante todo o ano, as terras férteis e a crescente demanda por energia posicionam a Índia de maneira única para um futuro de energia renovável de baixo custo. À medida que as tecnologias solares, eólicas, de baterias e de armazenamento amadurecem, espera-se que os custos da eletricidade diminuam significativamente, apoiados pelo armazenamento distribuído de energia. O elemento crítico é garantir que o processamento da biomassa e a reciclagem de nutrientes ocorram localmente para preservar a saúde do solo e fortalecer as economias rurais. Ao utilizar biomassa agrícola não alimentar e resíduos animais como matéria-prima de carbono, podemos descarbonizar a agricultura e criar um ecossistema de hidrocarbonetos sustentável.”

LanzaTech e a Produção de Etanol Sustentável

A LanzaTech equipa instalações industriais com hardware de biorreatores que funcionam como uma cervejaria, mas em vez de usar levedura para converter açúcar em cerveja, micróbios proprietários convertem gases ricos em carbono, incluindo CO2 combinado com H2 verde, em etanol, um componente fundamental para a produção de bens de consumo e combustíveis rentáveis, incluindo combustível de aviação sustentável (incluindo e-combustíveis) e diesel renovável, acrescentou o comunicado.

Ao aproveitar a cadeia de abastecimento existente, a instalação evitará que o bagaço/resíduos de biomassa sejam queimados e permitirá a produção local de combustíveis, produtos químicos e matérias-primas.

Essa abordagem inovadora apoia economias circulares e ajuda a construir um futuro mais resiliente para as comunidades produtoras de cana-de-açúcar.

A fábrica deverá iniciar suas operações dentro de dois anos.