
As usinas de açúcar da Guatemala, em conjunto com a Expogranel e a Empresa Portuaria Quetzal, pesquisaram, projetaram e implementaram, desde novembro, um sistema de lingas que permitiu aumentar a velocidade de carregamento dos navios, passando de 1.697 toneladas métricas por dia para 4.500 toneladas métricas, relata a Guatecaña.
Michael Levitz, Gerente Comercial da Sucden AmOericas Corp., destacou: “Esse desempenho foi resultado do trabalho conjunto entre usinas de açúcar, operadores logísticos, pessoal portuário, estivadores e autoridades, bem como de uma visão clara de melhoria contínua, inovação e investimento em soluções desenvolvidas localmente, superando concorrentes globais como Brasil e Tailândia, entre outros.”
Novo Sistema Sustentável na Guatemala
Este novo sistema, 100% projetado por guatemaltecos, que consiste na implementação de cintas com capacidade de 3 toneladas métricas de peso, representou um grande investimento por parte das usinas de açúcar e também possui um componente sustentável, uma vez que as cintas são reutilizáveis.
“As usinas de açúcar estão pré-carregando a carga de seus armazéns, o que permite que cada caminhão seja descarregado em duas etapas com o auxílio de um spreader. Estamos reduzindo o tempo de operação de 12 a 15 dias por navio para 6 a 7 dias, o que nos coloca como referência mundial e nos permite contribuir com os esforços promovidos pela Empresa Portuária Quetzal (EPQ) para agilizar os tempos de carga e descarga”, afirmou Antonio Pineda, Gerente Geral da Expogranel.
Vale destacar que o açúcar é o terceiro maior produto de exportação da Guatemala, chegando a mais de 40 países em todo o mundo. O país ocupa a quinta posição entre os maiores exportadores de açúcar do mundo e a segunda maior das Américas, depois do Brasil.
Agradecimento e Eficiência Portuária
O Gerente Geral da Empresa Portuaria Quetzal, Sergio Gil, declarou: “A Empresa Portuaria Quetzal agradece este reconhecimento, que serve de incentivo para continuarmos fortalecendo nossa colaboração com o setor privado guatemalteco. Os resultados alcançados demonstram que, quando há esforço conjunto, coordenação e objetivos claros e compartilhados, é possível melhorar significativamente a eficiência operacional.”
Gil afirmou: “Reiteramos que Puerto Quetzal é um porto operacional e eficiente; o progresso alcançado reflete o esforço conjunto de nossos clientes, operadores e, principalmente, de nossos trabalhadores portuários. Estamos cientes dos desafios de infraestrutura que o porto enfrenta e continuamos trabalhando com responsabilidade para solucioná-los e atender ao crescimento do comércio internacional.”