Foto: Divulgação Fiesp
Foto: Divulgação Fiesp

Os dois principais dirigentes da Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Bioenergia (NovaBio), o presidente executivo, Renato Augusto Pontes Cunha e o presidente do conselho deliberativo, Pedro Robério de Melo Nogueira, foram convidados pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, para passar a compor o quadro titular do Conselho Superior do Agronegócio (Cosag), da entidade.

“É uma honra para a NovaBio participar do Cosag e ter a oportunidade de compartilhar com o mais seleto grupo de tomadores de decisão do agro a jornada de crescimento do setor sucroenergético do Norte e Nordeste”, assinala Renato Cunha.

“2026 é ano de eleições gerais e, para nós da NovaBio, estar presente no Cosag torna-se condição fundamental para expormos o posicionamento do setor sucroenergético do Norte-Nordeste na agenda nacional”, acentua Pedro Robério.

Presidido a partir deste ano pela ex-ministra da Agricultura e integrante da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), a senadora Tereza Cristina (Progressistas-MS), o Cosag é o principal fórum da sociedade civil dedicado a debater os desafios e oportunidades do agronegócio brasileiro.

O fórum tem foco, em particular, à geração de propostas do setor produtivo a políticas públicas que impactam o agro, bem como à apresentação de sugestões para expansão internacional do segmento e sua contribuição ao desenvolvimento socioeconômico do País.

O Cosag reúne todos os elos da cadeia produtiva do agronegócio, de produtores rurais a executivos de empresas de insumos, fabricantes de máquinas e implementos agrícolas, passando por consultores, cientistas, acadêmicos, chegando a representantes das agroindústrias, distribuição, varejo, mercado financeiro – além de lideranças institucionais, autoridades, e demais públicos estratégicos do segmento agro.