
Pedro Robério Nogueira, presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e Etanol no Estado
de Alagoas (Sindaçúcar-AL), foi nomeado para integrar o Conselho Superior da Federação das
Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
Com a designação, Pedro Robério passa a fazer parte do Conselho Superior do Agronegócio (Cosag), destaca a assessoria do Sindaçúcar-AL.
O Conselho tem como presidente a senadora Tereza Cristina, cujo mandato é exercido desde o dia 5 de janeiro, seguindo até 31 de dezembro.
Quem é o Cosag:
O Cosag reúne representantes de diferentes segmentos do setor produtivo com o objetivo de debater, propor e acompanhar temas estratégicos relacionados ao agronegócio brasileiro.
O conselho é uma instância de alto nível da Fiesp, que realiza estudos aprofundados e formula
propostas de políticas públicas para o agronegócio, servindo como um fórum para debater temas cruciais, conectar diferentes segmentos do setor e órgãos governamentais, além de abranger questões de infraestrutura, tributação (como a reforma tributária) e legislação (proteção de cultivares), além de insumos.
Entre os principais temas abordados estão o debate sobre a agricultura tropical como solução
climática e a necessidade de adaptação a eventos climáticos extremos, com foco em irrigação e planejamento; questões relacionadas à produção de fertilizantes e à dependência de importações; além da análise de impactos de conflitos globais e de oportunidades em eventos como a COP30.
Nomeação e Impacto no Setor
A nomeação de Nogueira para o colegiado foi determinada pelo presidente da Fiesp, Paulo
Skaf.
“Temos a satisfação de cumprimentá-lo pela designação. Agradeço pela participação e pode contar com nosso apoio”, destacou, relata a assessoria do Sindaçúcar-AL.