
JornalCana apresenta a seguir divulgação de dezembro último do portal Guatecaña sobre a safra 2025/26 na Guatemala. Em tempo: o portal Guatecaña é da Associação Guatemalteca de Produtores de Açúcar (Asazgua).
- Perfil: Por meio de suas operações, as usinas de açúcar geram 55.000 empregos diretos e 275.000 indiretos, beneficiando mais de 330.000 famílias. Além disso, mais de 6.000 empresas fornecem bens e serviços às usinas.
- Emprego: Essas empresas também são fonte de emprego. Vale ressaltar que a influência econômica da Guatecaña atinge 92% dos municípios da Guatemala; não se limita à Costa Sul, pois recebe trabalhadores e fornecedores de diferentes partes do país.
- Produtos: Os produtos agroindustriais da cana-de-açúcar ocupam o 3º lugar nas exportações do nosso país e representam 6,3% do total, segundo dados do Banco da Guatemala de 2024.
“Iniciamos a temporada de colheita e produção com um firme compromisso de fazê-lo de forma responsável e sustentável. Portanto, nossas operações são guiadas pela responsabilidade de cuidar dos recursos naturais em todos os processos, promover o bem-estar e o desenvolvimento de nossos funcionários e comunidades, e aderir a rigorosos padrões éticos ”, comentou Lorena Flores, Gerente de Relacionamento e Comunicação da Guatecaña.
Produção e Expectativas da Safra

- Açúcar: A previsão de produção para esta safra permanece semelhante à anterior, em 55 milhões de quintais de açúcar. Observação: cada quintal equivale a 60 quilos.
- Energia: A geração de energia renovável a partir do bagaço da cana-de-açúcar também se manterá nos mesmos níveis da última safra. As usinas de açúcar são autossuficientes em energia e fornecem aproximadamente 30% do consumo energético da Guatemala durante a safra.
- Economia circular: A Guatecaña é líder mundial em seu modelo de economia circular, que otimiza o uso de recursos e minimiza o desperdício. Também é reconhecida por sua eficiência e competitividade.
Inovação e Sustentabilidade

- Produtividade: Atualmente, a Guatemala ocupa o segundo lugar mundial em produtividade de cana-de-açúcar (toneladas por hectare) e o quarto em produção de açúcar (toneladas por hectare).
- Irrigação: O setor agropecuário da cana-de-açúcar se transformou e implementou processos para o cuidado com os recursos naturais, como sistemas de irrigação eficientes, sistemas de reúso de água nas usinas, uso de drones para aplicações aéreas, técnicas de manejo do solo, desenvolvimento de variedades de cana-de-açúcar mais eficientes e resistentes a condições climáticas extremas, além da mecanização do corte da cana, entre outras ações.