
A experiência prática de quem opera dois modelos distintos de plantas de etanol de milho estará no centro do debate do Painel Performance Industrial do BioMilho Brasil 2026, que acontece no próximo dia 26 de fevereiro, em Ribeirão Preto (SP). Um dos destaques do painel será Sebastião Abílio Castro Jr., diretor de Operações Industriais da Neomille/CerradinhoBio.
Subsidiária da CerradinhoBio, a Neomille é responsável pela produção de etanol de milho e coprodutos para nutrição animal, como DDGS, WDGS e óleo de milho. Com operações distribuídas entre as unidades de Chapadão do Céu (GO) e Maracaju (MS). O diferencial do grupo está justamente no fato de operar duas configurações industriais distintas: uma planta integrada à cana-de-açúcar e outra stand-alone, dedicada exclusivamente ao milho.
Dois modelos, uma mesma busca por eficiência

Em entrevista a Josias Messias, do JornalCana, Sebastião Abílio antecipou os principais temas que levará ao evento. Segundo ele, o painel será uma oportunidade de aprofundar as diferenças operacionais, desafios e aprendizados entre plantas que operam em conjunto com a cana e aquelas independentes.
“Hoje nós temos duas unidades, dois modos operantes diferentes, com dinâmicas distintas, mas com as mesmas possibilidades de rendimento”, destacou o executivo. A proposta é mostrar, na prática, como cada modelo se comporta ao longo do tempo e quais ajustes são necessários para garantir eficiência industrial e estabilidade operacional.
Consumo de biomassa
Sebastião também irá compartilhar os principais aprendizados acumulados desde 2019, quando a unidade de Chapadão do Céu iniciou suas operações. Entre os pontos centrais da apresentação estão a evolução passo a passo dos processos, o ganho de maturidade operacional e as expectativas de desempenho das duas plantas.
Outro tema que ganha protagonismo no debate é o consumo de biomassa. Assunto cada vez mais estratégico para plantas de etanol de milho, especialmente em um cenário de busca por redução de custos, eficiência energética e sustentabilidade.
BioMilho Brasil 2026 abre o calendário do setor
O BioMilho Brasil 2026 abre o calendário anual de eventos do JornalCana. O evento reunirá lideranças da bioenergia, indústria e trading para discutir o avanço do milho no modelo bioenergético brasileiro.
A participação de executivos como Sebastião Abílio reforça o foco do evento em conteúdo técnico, troca de experiências reais e decisões baseadas em dados operacionais.
Serviço
BioMilho Brasil 2026
- Data: 26 de fevereiro de 2026
- Local: Wyndham Garden – Ribeirão Preto (SP)
- Inscrições: www.biomilho.com.br