
Em um esforço para conter a podridão vermelha — frequentemente chamada de câncer da cana-de-açúcar —, o Conselho de Pesquisa da Cana-de-Açúcar de Uttar Pradesh (UPCSR) introduziu na Índia 10 novas variedades de cana-de-açúcar que oferecem resistência à doença.
As variedades recém-lançadas também demonstraram maior produtividade durante os testes, destaca conteúdo do portal ChiniMandi.
Iniciativa contra a Podridão Vermelha
A iniciativa surge em resposta ao surgimento de uma variedade altamente agressiva de podridão vermelha na popular variedade CO-0238, que causou danos generalizados às culturas e pesadas perdas para os agricultores nos últimos anos, particularmente na região de Terai e em partes do oeste de Uttar Pradesh.
Sanjay Pathak, cientista sênior e oficial nodal (extensão) da UPCSR, disse que as variedades passaram por quase uma década de testes de campo para avaliar tanto a resistência a doenças quanto o desempenho de rendimento. “Essas variedades registraram rendimentos de até 1.000 quintais por hectare”, disse ele.
Pathak acrescentou que o material de sementes seria fornecido às fazendas de usinas de açúcar e distribuído por meio de conselhos de desenvolvimento da cana-de-açúcar a cerca de 3.800 grupos de autoajuda de mulheres em várias aldeias.
Esses grupos cultivarão mudas de broto único para o cultivo da cana-de-açúcar.