União Europeia produzirá menos açúcar: saiba o motivo

Segundo o Adido Agrícola do USDA (FAS) em Bruxelas, a produção total de açúcar na União Europeia na safra 2025/26 é estimada em 15,49 milhões de toneladas, uma queda em relação aos 16,42 milhões de toneladas da safra 2024/25.

Segundo o portal da União dos produtores da Rússia, a menor produção de açúcar na UE reflete a redução da área cultivada com beterraba sacarina.

É que a produção de açúcar de beterraba está prevista em 15,3 milhões de toneladas, devido a uma redução de 8% na área cultivada, para 1,38 milhão de hectares nesta safra, com as maiores quedas esperadas na Alemanha, França e Polônia.

“O aumento dos custos das matérias-primas, o acesso limitado a produtos fitossanitários e os desafios relacionados ao clima devem reduzir gradualmente a produtividade”, afirmou o FAS em seu último relatório sobre o açúcar.

Por sua vez, a produção de açúcar de cana permanece pequena e limitada aos territórios ultramarinos franceses, devido às condições climáticas e à concorrência global.

Para garantir o consumo interno, estima-se que a UE aumentará suas importações totais de açúcar na safra 2025/26 para 2 milhões de toneladas, ante 1,6 milhão de toneladas na safra 2024/25, principalmente do Brasil. Embora continue a impor cotas às importações agrícolas da Ucrânia, a UE importará açúcar ucraniano de acordo com as cotas existentes.