
A Be8 anunciou na terça-feira, 11 de novembro, projeto de implantação de nova usina dedicada à produção do biocombustível Be8 BeVant em Floriano (PI).
O anúncio foi feito durante a COP 30, segundo a assessoria da fabricante, e foi comunicado por Erasmo Carlos Battistella, Presidente da Be8, e Victor Hugo Saraiva de Almeida, Diretor- Presidente do Investe Piauí.
Além da nova unidade industrial, a fabricante anunciou, em Carta de Intenções assinada com a Investe Piauí, cooperação institucional com vistas à investimentos visando a ampliação da capacidade produtiva na unidade da Be8 em Floriano.
A partir desta assinatura, a empresa desenvolve os estudos de viabilidade técnica e econômico-financeira (EVTE), o cronograma preliminar de implantação e as estimativas de geração de emprego e faturamento.
Por sua vez, a agência apoiará a empresa na identificação de parceiros estratégicos e acompanhamento de pleitos de incentivos fiscais.
“Estamos honrados em assinar este compromisso que reforça nosso objetivo estratégico de avançar com oferta de energias renováveis com capacidade ampliada para avançar na oferta de nosso produto aqui na Região Norte”, disse Erasmo Carlos Battistella.
“Outro passo importante é ter uma segunda unidade de produção de Be8 BeVant®, que acaba de ser avaliado de forma bem-sucedida na Rota Sustentabilidade COP 30, um projeto desenvolvido com a Mercedes Benz”, completou Battistella. A empresa pretende avançar com a oferta do novo biocombustível nos setores de logística, de transportes coletivos e de cargas nos modais rodoviário, hidroviário, marítimo e ferroviário, assim como equipamentos para a produção de minérios.
“A celebração desta Carta de Intenções durante a COP 30 simboliza o compromisso das duas partes de colaborar ativamente para a agenda climática, transformando intenções globais em investimentos concretos e desenvolvimento regional sustentável”, disse Almeida.
O Biocombustível Be8 BeVant®
O Be8 BeVant® é um biocombustível renovável que oferece diferenciais expressivos em relação a outros disponíveis no mercado, podendo ser usado 100% puro em motores diesel. Ele reduz as emissões dos Gases de Efeito Estufa (GEE) e traz outras vantagens, como baixo índice de acidez, livre de contaminantes; alto conteúdo de éster, melhorando a combustão; e maior lubricidade, dispensando o uso de aditivos químicos.
O Be8 BeVant® tem potencial de reduzir até 99% das emissões do tanque à roda quando comparado ao diesel de origem fóssil. Com maior teor de éster, ele reduz mais de 50% as emissões de CO (monóxido de carbono), até 85% a emissão de materiais particulados e em até 90% de fumaça preta.
Segundo a assessoria da Be8, a qualidade é comprovada com maior lubricidade considerando ULSD (Ultra Low Sulfur Diesel) máximo de 2 ppm, o teor de monoglicerídio é abaixo de 0,25%, a contaminação total residual fica abaixo de 2 ppm e apresenta 35% menos teor de água.